Correio de Carajás

Repórter Correio

 

Membro do TRE

O juiz de Direito Marcus Alan de Melo Gomes, que teve atuação destacada na Comarca de Marabá, é o novo membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). Ele ocupa, a partir de agora, a vaga do então juiz decano da Corte, Edmar Pereira, que se despediu na semana passada. “Nosso nobre colega é reconhecido internacionalmente por sua atuação acadêmica, sendo autor de vários livros, por isso desejo todo o sucesso nessa nova empreitada”, destacou o vice-presidente, desembargador José Maria Teixeira do Rosário.

Leia mais:

Situação de emergência

O Governo do Estado reconheceu a situação de emergência em quatro municípios do Pará em decorrência das fortes chuvas nas cidades. Em Bannach, a situação vai se estender por 180 dias em virtude de enxurrada, que implicaram na interrupção de serviços essenciais de saúde, além de frequentes quedas de energia elétrica e de comunicação. Isso também dificultou o planejamento do período letivo nas escolas municipais.

Situação de emergência II

O mesmo ocorre em São Geraldo do Araguaia, que teve a classificação de desastre de nível II pela Defesa Civil do município. Em Paragominas, as fortes chuvas iniciaram no dia 28 de fevereiro e tiveram seu ápice em 1 de março, causando transtornos para a população como o transbordamento dos rios Uraim e Paragominas afetando 8.105 mil pessoas. E, em Ipixuna do Pará, o volume de chuvas nos últimos 30 dias foi considerado excessivo provocando pontos de destruição estrutural e total das pontes que dão acesso para as comunidades rurais.

Empregos formais

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou que o Brasil fechou janeiro com 180.395 empregos com carteira assinada. O número é resultado de 2.067.817 admissões e 1.887.422 desligamentos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O Pará registrou saldo positivo de somente 152 empregos com carteira assinada em janeiro de 2024, de acordo com dados do Novo Caged divulgados nesta sexta-feira (15), pelo MTE. No mês de janeiro, foram registradas 8.950 admissões e 8.798 demissões.

Empregos formais II

A região Norte, em janeiro, registrou o total de 93.486 admissões, 89.190 desligamentos, registrando o saldo de 4.296 empregos formais pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Na região, considerando os cinco principais segmentos econômicos, o setor de Serviços liderou em saldo positivo, com 3. 560 postos; seguido pelo segmento da Indústria (saldo positivo de 1.649 postos). A Agropecuária teve saldo positivo de 43 postos formais, e os setores da Construção e Comércio ficam com saldo negativo, respectivamente, de 594 e 362.

Dengue

Belém registrou a primeira morte causada por dengue na capital em 2024. Trata-se de uma mulher de 21 anos de idade, residente no bairro Reduto. A mulher começou a manifestar sintomas da doença em 26 de fevereiro e faleceu no dia 6 de março, em um hospital particular. Equipes de saúde bloquearam da área onde faleceu a vítima. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (18) pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Dengue II

O caso estava sob investigação epidemiológica, realizada pelo Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen/PA) e teve a confirmação no fim de semana. Não há outra morte causada pela dengue sendo investigada em Belém. A capital não registrava mortes pela doença desde 2022. A Sesma reforça que, quando há uma morte suspeita em decorrência da dengue, são analisados exames laboratoriais, relatórios clínicos, aspectos epidemiológicos e o atestado de óbito da vítima.

Uso de drogas

Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas 2022, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), cerca de 284 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos usaram drogas só em 2020. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS), registrou só em 2021, cerca de 400,3 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas e álcool. A maioria desses pacientes era do sexo masculino com idade de 25 a 29 anos.

Drogas apreendidas

O Pará supera a média nacional e alcança o terceiro maior crescimento percentual em apreensão de cocaína entre os estados da Federação, ao registrar 124,37% de aumento em 2023, segundo dados divulgados na primeira publicação do Mapa da Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os números são referentes a 2023, em comparação a 2022.