Correio de Carajás

Repórter Correio

Governador na cidade

O governador Helder Barbalho desembarca na manhã deste sábado (16) em Marabá para cumprir compromissos da área de Segurança Pública. Ele entrega as novas viaturas da Polícia Militar para os batalhões e companhias. Também lança os totens de segurança com câmeras inteligentes que já estão distribuídos pela cidade.

Política

Leia mais:

Extraoficialmente, nos bastidores, o que se diz é que a agenda do governador também terá um momento político. Ele deve ter um encontro a portas fechadas com o prefeito Tião Miranda para falar sobre Eleições 2024 e sucessão no comando do poder Executivo municipal.

Porto parado

Estivadores e arrumadores portuários paralisaram as atividades na manhã desta quinta-feira (14) no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, cidade da Grande Belém. Eles reivindicavam diversas melhorias, incluindo o fornecimento de água potável. A paralisação coincide com a ação da Auditoria Fiscais do Trabalho no Pará, a Operação Porto Seguro, do Ministério do Trabalho, que verifica as denúncias em todo o Brasil.

Porto parado II

Entre as queixas feitas pelos trabalhadores e reivindicações: ausência de banheiros para atendimento dos trabalhadores que laboram no interior da área de embarque desembarque de carga; ausência de abrigo contra intempéries durante o movimento de cargas no interior do porto; estrutura física precárias da instalação portuária, onde são visíveis fissuras gigantescas e buracos em seu piso; ausência de boias salva vidas na extensão do píer. Os estivadores e arrumadores portuários ainda são contra à mudança na Lei dos Portos (12.815/2013), que, de acordo com a categoria, quer retirar a exclusividade de contratação desses cargos de forma avulsa pelas companhias portuárias.

Defensoria

A causídica Mônica Belém foi eleita nesta sexta-feira (16) para o cargo de Defensora Pública Geral do Pará. Ela teve 160 votos dos colegas, contra 132 do adversário Diogo Marcell Eluan. A votação se deu por meio presencial e também online, para captar os sufrágios dos defensores do interior. Mônica tem 22 anos na instituição.

Hemodiálise

O Hospital Regional do Baixo Tocantins Santa Rosa, no Pará, recebeu no último dia 7 de março habilitação do Ministério da Saúde para atendimentos de Atenção Especializada em Doença Renal Crônica (DRC), com Hemodiálise. Entre as considerações analisadas para a tomada de decisão, pela Ministra da Saúde, abalizou-se o parecer da Comissão de Intergestores Bipartite – CIB/PA, nº 13, que aprovou a habilitação do serviço ambulatorial especializada em Doenças Renais Crônicas (DRC), com Hemodiálise no Hospital Santa Rosa, em Abaetetuba.

Hemodiálise II

O Centro de Hemodiálise no Hospital Regional Santa Rosa, em Abaetetuba, vem realizando tratamento de pacientes com insuficiência renal, desde junho de 2022. Gerenciado pela Organização Social Instituto Diretrizes, o hospital surge acumulando resultados positivos nos atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de 11 municípios da região do Baixo Tocantins.

Imposto de Renda

O número de entregas das Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física bateu recorde no primeiro dia. Até as 17 horas desta sexta-feira (15) foram enviadas 1.154.466 declarações, mais que as 1.050.023 declarações enviadas no primeiro dia de envio em 2023. O prazo de entrega da declaração mudou. Começou às 8h desta sexta-feira e vai até as 23h59min59s de 31 de maio. O novo intervalo, segundo a Receita, foi necessário para que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida, que é enviada duas semanas após a entrega dos informes de rendimentos pelos empregadores, pelos planos de saúde e pelas instituições financeiras.

Imposto de Renda II

Até 2019, o prazo de entrega da declaração começava no primeiro dia útil de março e ia até o último dia útil de abril. A partir da pandemia da covid-19, a entrega passou a ocorrer de março até 31 de maio. Desde 2023, passou a vigorar o prazo mais tardio, com o início do envio em 15 de março, o que dá mais tempo aos contribuintes para prepararem a declaração desde o fim de fevereiro, quando chegam os informes de rendimentos.