Correio de Carajás

Repórter Correio

Ele voltou!

No domingo, o Correio de Carajás, via redes sociais, foi o primeiro a revelar que estava quente a possibilidade da volta do técnico Mathaus Sodré ao comando do Águia de Marabá, e que era o nome pretendido pela diretoria do clube. O campeão paraense de 2023, com o Azulão, em campanha histórica, estava na Bahia, treinando o Itabuna. Ele chega para substituir Rafael Jaques, que caiu no sábado, após derrota do time marabaense para o Paysandu por 3 a 0 em pleno Zinho Oliveira. Após três rodadas do Parazão 2024, o time soma apenas 2 pontos.

Diferente

Leia mais:

A experiência do técnico com parte do elenco, a não necessidade de adaptação e a urgência para correr atrás do tempo perdido contaram a favor de Mathaus. As conversas foram intensas ao longo do domingo (28), com propostas e contrapropostas, mas antes da virada do dia as duas partes chegaram a um entendimento. O treinador esperou o jogo de ontem do Itabuna pelo campeonato baiano, comandando a equipe, antes de anunciar a sua saída.

Influenza

O Ministério da Saúde deu início à campanha de vacinação contra a Influenza no dia 15 de novembro passado, cujo término seria no dia 15 de dezembro do ano passado. Contudo, diante da baixa procura, a campanha foi estendida até o dia 29 de fevereiro de 2024 e mesmo assim a procura continua sendo baixa. Algo em torno de dois milhões de pessoas deste grupo alvo foram vacinadas neste período, sendo que a meta é vacinar pelo menos 82 milhões que integram este grupo prioritário.

Preocupa

Em Marabá, no entanto pouco mais de 10% dessa população procurou as unidades de saúde até agora para se vacinar, embora a Secretaria Municipal de Saúde garanta estar abastecida com todas as vacinas disponíveis. A meta de vacinação em Marabá é de alcance de 80 mil pessoas, que fazem parte do grupo prioritário (idosos, pessoas com comorbidades, gestantes, etc).

Covid

A vacinação contra a covid-19, a partir deste ano de 2024, entra no calendário vacinal para grupos prioritários e também está disponível para vacinação nos postos de saúde de Marabá.

Indígenas

Dois indígenas da etnia Tembé foram detidos nesta segunda-feira (29) por órgãos federais suspeitos de invasão e conflitos em territórios indígenas na região de Tomé-Açú, no nordeste do Pará. Uma detenção teria ocorrido no Aeroporto Internacional de Belém e outra no município de Mãe do Rio. Os nomes dos indígenas não foram informados.

Morte repentina

Morreu na manhã de domingo (28/1), o secretário-adjunto de Obras Públicas do Pará (Seop), Valdir Parry Acatauassú, aos 59 anos. Ainda não há informações sobre a causa do falecimento do secretário. Valdir era engenheiro civil graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pós-graduado em Gerenciamento na Construção Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Ele foi responsável pela execução de importantes obras de infraestrutura do Estado como o Saneamento e Urbanização da bacia do Tucunduba, em Belém. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) lamentou a morte de Valdir Acatauassú em postagem nas redes sociais.

Força Nacional

O Ministério da Justiça e Segurança prorrogou, por mais 60 dias até 30 de março, o uso da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Secretaria-Geral da Presidência da República, para ações interagências nas Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá, no Estado do Pará. Segundo a portaria, publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU), o emprego da Força Nacional de Segurança Pública ocorrerá em articulação com os órgãos de segurança pública do Estado do Pará e com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), sob a coordenação da Polícia Federal.

Força Nacional II

O Ministério também oficializou a prorrogação, por mais 60 dias, do emprego da Força Nacional no Estado do Rio de Janeiro, segundo portaria publicada no DOU. Com isso, a Força Nacional vai apoiar os órgãos de segurança pública Federal e Estadual, “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por sessenta dias, no período de 1º de fevereiro a 31 de março de 2024”.