Correio de Carajás

Repórter Correio

Cheia sumiu

Ao contrário dos anos anteriores e do histórico para esse período do ano, que sempre foi de cheia dos rios, o Tocantins e o Itacaiúnas seguem em baixa. Nem as chuvas registradas na região esta semana mudaram esse panorama. Segundo a Defesa Civil do Município, o nível do rio Tocantins ontem (5/1) em Marabá era de apenas 2,52 metros acima do normal. Nível abaixo do último registrado em dezembro. A situação deixa claro que o regime de chuvas nos estados vizinhos, por onde passam o Tocantins e o Araguaia ainda é baixo.

PM preso

Leia mais:

O segundo sargento da Polícia Militar do Pará, Agenor Gomes Vieira Filho, conhecido por Agenorzinho”, lotado no 51º Batalhão, foi preso na manhã desta sexta-feira, dia 5, na casa dele, por uma equipe da Delegacia de Homicídios de Belém durante diligência conjunta com a Polícia Militar, na cidade de Dom Eliseu, município do sudeste paraense. Agenor é suspeito de envolvimento no assassinato a tiros do empresário Wanderson Cowboy, no dia 19 de novembro passado, dentro de um restaurante. O que chama a atenção nesse crime é que no dia 13 de novembro de 2022, um ano antes, o empresário já havia sofrido tentativa de homicídio durante uma vaquejada na cidade de Itinga do Maranhão.

PM preso II

Na ocasião, Wanderson Cowboi levou nove tiros, mas sobreviveu. Agenor é investigado pela polícia maranhense por suposta participação na tentativa de homicídio contra o empresário. Desta vez, porém, Anderson Cowboy ele não teve sorte, ao ser surpreendido e morto friamente, à queima roupa, em um local onde almoçava com a família e diante de várias testemunhas. Foram quatro tiros na cabeça. Na casa do militar, a polícia apreendeu várias armas, celulares e uma elevada quantia em dinheiro. O outro preso na operação é suspeito de ceder um veículo que deu fuga ao matador de aluguel que está também foragido.

Morte do vice

O vice-prefeito e ex-vereador do município de Água Azul do Norte no sul do Pará, Antônio de Sousa Leite, o “Tonhão da Canadá”, de 57 anos, morreu nesta sexta-feira (5). O político do município localizado faleceu vítima de complicações decorrentes do diabetes. “Tonhão da Canadá” era agricultor e completaria mais um aniversário no próximo dia 26.

Morte do vice II

Segundo informações de correligionários, “Tonhão da Canadá” sofria diabetes e recentemente esteve internado, passando por um período de descompensação no tratamento e desenvolveu uma insuficiência renal. Ele não se encontrava internado, porém, após febre alta deu entrada no Hospital Regional da PA-279, todavia acabou não resistindo. O prefeito Isvandires Martins Ribeiro, Vandim (PSDB), lamentou a morte do amigo e companheiro de gestão e informou que decretará luto oficial no município.

DPVAT

Por enquanto, quem tem carro no Brasil não precisa se preocupar em colocar o seguro DPVAT nas contas de início do ano. Mas o gasto, que não era cobrado desde janeiro de 2021, pode voltar para o orçamento com a votação do Projeto de Lei Complementar PLP nº 233/23, do governo federal. O PL reformula o seguro obrigatório, criado em 1974, para proteção a vítimas de acidentes de trânsito e definirá prazos e valores a serem cobrados.

Fim do prazo

O seguro DPVAT não sai do bolso dos brasileiros desde janeiro de 2021. A Caixa Econômica Federal, desde então, criou um modelo emergencial para cobrir sinistros, inclusive com um aplicativo para tentar desburocratizar o serviço. O problema é que esse projeto só valia até 31 de dezembro de 2023. Mas a situação é mais complicada. Sem dinheiro no fundo acumulado para tal fim, a Caixa suspendeu o pagamento do seguro DPVAT desde 15 de novembro do ano passado.

Futebol

O Águia de Marabá vai iniciar, na próxima segunda-feira, dia 8, a venda online dos ingressos para a Supercopa Grão Pará contra o Canaã. O confronto entre o campeão do Campeonato Paraense 2023 e o vencedor da Série B1 do Paraense do ano passado vai marcar a primeira edição da competição. A partida será realizada no dia 13 de janeiro, às 17 horas, no Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá. Os ingressos para o duelo vão estar no valor de R$40 e R$80. O sócio torcedor do Águia terá acesso livre ao jogo.