Milionário
Em Redenção, no sul do Pará, segue grande o burburinho e a curiosidade da população local sobre o mais novo milionário paraense. É que foi de lá uma das cinco apostas premiadas principais da Mega da Virada. Essa aposta única rendeu ao ganhador: R$ 117,7 milhões. Em Redenção comenta-se que o ganhador pode não ser morador diretamente da cidade, uma vez que vários municípios menores tem a cidade como referência regional, com grande rotatividade de pessoas.
IFPA
Leia mais:O Instituto Federal do Pará (IFPA) abriu a fase de inscrições nos cursos EAD de inglês e espanhol. Nesta etapa, os candidatos respondem a um questionário de proficiência. As inscrições vão até o dia 5 de janeiro. No total são 350 vagas ofertadas no Processo Seletivo Simplificado (PSS). O início das aulas acontece em fevereiro. Não haverá cobrança de taxa de inscrição, matrícula, mensalidade ou de material didático para a realização dos cursos.
IFPA II
Os cursos serão ofertados na modalidade de EAD, integralmente online, com carga horária de 180 horas cada. As oportunidades são para os campi de Marabá (industrial), Belém, Ananindeua, Castanhal e Conceição do Araguaia.
CACs
O Exército vai voltar a emitir, a partir deste mês de janeiro, autorizações para novos caçadores, atiradores esportivos e colecionadores de armas. Os novos registros estavam suspensos desde o início do governo Lula por decreto que reverteu a política armamentista da gestão Bolsonaro. A nova regulamentação era aguardada desde julho, quando um novo decreto de Lula sinalizou que a emissão seria retomada a partir de uma deliberação do Exército. A portaria dos militares traz uma série de especificações sobre o acesso de civis aos chamados produtos controlados. Uma das principais mudanças é referente ao prazo de validade dos CRs. Com Bolsonaro, ele era de dez anos. Agora, os documentos precisarão ser renovados a cada três.
Cirurgias no SUS
Tocantins, Sergipe, Piauí, Paraíba e Mato Grosso do Sul podem zerar suas filas de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme previsão do próprio Ministério da Saúde. Balanço divulgado pela pasta mostra que, até outubro de 2023, 250 mil cirurgias foram realizadas no país – mais de 70% da meta do Programa Nacional de Redução de Filas.
Cirurgias no SUS II
A expectativa do ministério é que o novo programa reduza a espera de pacientes por procedimentos que ficaram represados – principalmente durante a pandemia de covid-19. O investimento anunciado pelo governo federal é de R$ 600 milhões. A pasta classifica o enfrentamento a filas de cirurgias como um dos maiores desafios do SUS. A meta é realizar mais de 500 mil cirurgias da fila declarada pelos estados.
Ibama
Os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciaram, nesta terça-feira (2/1), a paralisação das atividades de fiscalização em meio a falta de posicionamento do governo federal sobre possíveis melhorias nas condições de trabalho da classe. A carta endereçada ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, os funcionários públicos destacam a importância do trabalho do órgão no combate ao desmatamento ilegal no Brasil e reforçam a necessidade de uma reestruturação de carreira.
Ibama II
No documento, os servidores afirmam que não irão se dedicar a atividades externas. A paralisação deve acabar apenas após um posicionamento do governo. Além das melhores condições de trabalho, os funcionários públicos buscam o reajuste salarial, uma vez que as atividades desempenhadas por ele possuem um adicional de periculosidade por combater ações ilícitas, como garimpo ilegal. Os servidores cobram uma ação para reestruturação de carreira por parte do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Clima
O ano de 2024 começa com muita chuva no Pará, que está em alerta pelo risco de tempestade, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Belém, esse clima promete permanecer nos próximos dias, com previsão de chuvas volumosas e baixa temperaturas. Até domingo (7), a mínima prevista é de 23º e a máxima de 32º, de acordo com o boletim.
Clima II
De acordo com o Inmet, a Zona de Convergência do Atlântico Sul, principal sistema meteorológico responsável pela chuva no verão brasileiro, pode gerar uma nebulosidade persistente, podendo passar pela Amazônia. Por tanto, até o final desta primeira semana de janeiro, esse sistema deve estacionar sobre a porção mais norte do Brasil, trazendo previsão de sol e muitas nuvens durante o dia, além de períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.