Correio de Carajás

Repórter Correio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ensaio de Chuva

Marabá teve nesta sexta-feira (30) registro de pancadas de chuvas em alguns bairros na área urbana, sendo alguns poucos locais considerada como “chuva forte”. Mas não foi a realidade da grande parte da área urbana onde só “pingou” quantidade de água que sequer foi suficiente para fazer sumir a fumaça ou a poeira que já anda densa em locais sem pavimentação. O calor, aliás, foi o de sempre ao longo do dia, com máxima de 36°. Para este sábado, a Climatempo prevê dia ensolarado e pancadas de chuva à noite. Será mais um dia de calor.

Monitoramento

Leia mais:

O Pará é pioneiro ao utilizar, desde maio deste ano, a nova ferramenta tecnológica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para auxiliar no monitoramento de crimes ambientais. A Semas usa dados da Plataforma AMS (Sala de Situação da Amazônia), construída a partir das demandas contínuas apresentadas pela Secretaria ao Inpe, por diagnósticos mais detalhados do processo de desmatamento em território paraense, corte seletivo e mineração.

Monitoramento II

O instrumento visa subsidiar ações de inteligência territorial por meio da visualização sinótica de indicadores de áreas críticas, integrando os alertas do sistema Detecção do Desmatamento em Tempo Quase Real (Deter), mantido pelo Inpe.

“Esse esforço da AMS está dentro dos esforços da Amazônia contra o desmatamento. Essa plataforma está no ar desde 2004. Ela vai agregar em diferentes escalas, para acompanharmos os processos do meio ambiente. A plataforma foi pensada como uma ferramenta de apoio à fiscalização ambiental. Foi produzida em parceria com a Semas do Pará, e agora a gente vai estender isso para os outros estados, para que eles possam realizar também um melhor acompanhamento”, ressaltou Clezio Marcos De Nardin, diretor do Inpe.

Sem horário de verão

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta sexta-feira (30) que a volta do horário de verão está fora do radar da pasta. Segundo ele, o mecanismo, extinto pelo presidente Jair Bolsonaro em abril de 2019, não traz nenhum benefício para o setor elétrico e para redução do consumo de energia. “O pico de energia, que no passado era no final do dia, e aí fazia sentido sim o horário de verão, é por volta de 14h e 15h”, disse em entrevista à Rádio CNN. “No aspecto do setor de energia, não há nenhum movimento para que se retorne o horário de verão”, afirmou.

Novos estudos

A situação dentro do governo, porém, parece ser diferente. Pressionado pela crise hídrica e por diversos setores, o governo decidiu reavaliar os impactos do horário de verão. Segundo o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, o MME pediu ao órgão que atualizasse os estudos sobre os efeitos do mecanismo no consumo de energia.

Auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal concluiu na sexta-feira (30/7) o pagamento da quarta parcela do auxílio emergencial. Os últimos depósitos serão feitos aos trabalhadores informais nascidos em dezembro e aos beneficiários do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) de final 0. O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês.

Auxílio emergencial II

O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente, exceto no caso do Bolsa Família, em que o saque pode ser feito imediatamente. O benefício tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

Mundo louco

Tumulto em avião! Na madrugada de hoje o voo da Azul 4501 com saída em Belém e destino para Congonhas com uma hora e meia de decolado, teve que dar meia volta e voltar à capital paraense. Motivo? Uma passageira se recusou a usar máscara dentro da aeronave. Segundo informações de passageiros, o comandante preferiu retornar a Belém do que seguir a viagem. Chegando em Belém a passageira precisou ser retirada da aeronave pela Polícia Federal.

 

Comentários

REPÓRTER CORREIO

Aprovados convocados A Prefeitura Municipal de Marabá convoca 10 candidatos aprovados no concurso Público Municipal de nº 001/2018 para, no…

Repórter Correio

Chuva, ventania e caos Moradores do Bairro Novo Horizonte entraram em contato com o Jornal Correio para falar sobre o…

REPÓRTER CORREIO

Abarrotados de vacina Na região sudeste do Pará, apenas Marabá e Parauapebas estão conseguindo dar vazão às vacinas contra covid-19.…

REPÓRTER CORREIO

PASSEIO CICLÍSTICO Este sábado, 11, amanheceu com centenas de ciclistas ocupando a rodovia BR-230, a Transamazônica, no trecho que vai…

REPÓRTER CORREIO

Inteligência artificial O Serviço de Videomonitoramento tem sido vital para identificação de crimes e ajudar no combate à criminalidade no…

REPÓRTER CORREIO

Nova frota de ônibus O secretário de Segurança Institucional de Marabá, Jair Guimarães, confirmou a chegada de oito novos ônibus…