Correio de Carajás

Repórter Correio

 

Marabá no mapa

Entre os concurseiros não se fala em outra coisa no Brasil a não ser no Concurso Nacional Unificado previsto para março de 2024. E, no Pará, Marabá já está confirmada como uma das bases de locais de prova. Parauapebas, Redenção, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Tucuruí também deverão estar na lista.

Leia mais:

Concurso

O Concurso Nacional Unificado contará com uma oferta de 6.640 vagas, distribuídas por diversos cargos, em 21 órgãos federais. O certame já conta com contrato assinado com a banca organizadora, a Fundação Cesgranrio, e o edital deve ser publicado até o próximo dia 22 de dezembro. O Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos divulgou a lista de 180 cidades onde serão aplicadas as provas. A nomeação dos aprovados está prevista para ocorrer em três meses após a homologação dos resultados.

Sistema penal

A Corregedoria-Geral Penitenciária do Estado do Pará acatou, parcialmente, o relatório conclusivo da comissão de sindicância que investiga o suposto envolvimento de seis agentes na fuga de 24 presos da Unidade de Custódia e Reinserção (UCR), no Complexo Penitenciário de Santarém, no oeste do Pará, no dia 17 de fevereiro deste ano. Se comprovado o envolvimento dos servidores, eles poderão responder por prevaricação e improbidade administrativa pela suposta falta de zelo e responsabilidade com o trabalho.

Sistema penal II

A portaria com as informações foi publicada no Diário Oficial do Estad​o (DOE), nesta quinta-feira, 7. Assinada pelo Corregedor-Geral Penitenciário, Renato Nunes Valle, a portaria informa que a comissão sindicante, após análise criteriosa dos autos, pugnou pela instauração da sindicância administrativa disciplinar contra seis servidores.

Carbono

O governador do Pará, Helder Barbalho, participou esta semana, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, do evento “Diálogo empresarial para uma economia de baixo carbono”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Diante de uma plateia de empresários, parlamentares, políticos e diplomatas, Helder fez um apelo para que o Congresso aprofunde a construção do marco legal do mercado de carbono, e tenha no projeto a demanda dos estados.

Carbono II

Como governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder pediu que a Câmara dos Deputados preserve o que foi posto em tramitação no Senado, o Projeto de Lei para que os estados, com seus sistemas jurisdicionais, possam – junto com a iniciativa – privada atuar no mercado de carbono.

Tartaruga na mesa

Dois chefs paraenses inauguram em dezembro os primeiros criadouros para fins gastronômicos de muçuã, tartaruga amazônica ameaçada de extinção. A iniciativa integra o sistema de proteção do animal criado pela Embrapa, que gerencia outros oito aquaterrários no Pará. Apesar de ser parte da cultura alimentar das comunidades tradicionais da região, o quelônio não é encontrado de forma legal em restaurantes — é crime vendê-lo. O centro de conservação, se tiver sucesso, deve pavimentar a legalização da iguaria.

Tartaruga na mesa II

Para evitar o sofrimento no abate, os animais devem ser colocados em água gelada por 1 hora, o que desacelera o metabolismo. Já sem dor, as tartarugas são congeladas por 3 horas. Só então podem ser cortadas e fervidas. O chef envolvido diz querer usar o muçuã em receitas clássicas como picadinho, moído na ponta da faca, ou em pratos mais autorais, combinado com jambu ou misturado ao tucupi.

Já comum

Policiais Rodoviários Federais flagraram um veículo Fiat/Uno de cor preta “recheado” de cocaína, durante fiscalização no km 630 da BR-230, em Altamira, no sudoeste do Pará. Durante fiscalização dos equipamentos obrigatórios do veículo realizada na segunda-feira, 4, foi percebido que o assoalho do porta-malas possuía características diferentes dos padrões originais, além de resquícios de massa plástica no local e parafusos que apresentavam sinais de manipulação recente.

Natal

Depois de um ano recheado de feriados durante a semana, os comerciantes de Marabá sonham com um bom período natalino para vendas e para fazer jus aos custos com 13º salário. Já há lojas funcionando até mais tarde e as compras devem se intensificar na próxima semana.