Correio de Carajás

Repórter Correio

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará realizou a formatura de 387 novos praças, o que representa um aumento de 20% no efetivo da corporação. O evento, que contou com a presença do governador Helder Barbalho, também foi alusivo ao Dia do Bombeiro Paraense e aos 141 anos do CBM-PA, instituído em 24 de novembro de 1882.

Novo concurso

Leia mais:

E já na formatura o Estado confirmou um novo concurso com mais de 1.800 vagas, que permitirá dobrar o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. A ideia, a partir daí, seria ampliar o número de quartéis e de batalhões. Dos 387 alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) deste ano, 319 são do Polo de Belém, 40 do Polo de Marabá (no Sudeste) e 28 do Polo de Santarém (Oeste).

Novas viaturas

Por falar em segurança pública, o Governo do Pará começou ontem (27) a entrega de 1.450 novas viaturas para a Polícia Militar. A medida renova a frota policial e, consequentemente, melhora os serviços de policiamento. O novo padrão de viaturas da frota da PM, que passou a ser composta totalmente por caminhonetes, atinge bom desempenho em todos os terrenos, principalmente no interior do Estado, destaca o coronel José Dilson Júnior, comandante-geral.

Renal

Empresário e médico nefrologista em Marabá, Drº Pedro Lanúcio inaugurou na última semana uma clínica de hemodiálise em Canaã dos Carajás, passando a dar suporte naquela cidade para pacientes renais. Parauapebas também ganhou uma recentemente. Com isso, potencialmente, são menos 60 pacientes vindo passar por hemodiálise em Marabá, tendo acesso sem precisar viajar.

Andanças

Escritor Salomão Laredo vai a Santarém no próximo dia 28 de novembro para a Feira do Livro, quando vai lançar o livro “Banhos de Rio”, romance literário com 320 páginas. Também leva as obras “Remos de Faia”, “Pedral Canal do Inferno”, “Baixo-Tocantins” e outros dos 54 livros já publicados. Ele participará de mesa-redonda sobre a literatura brasileira, que se produz no Pará.

Alinhamento

Comandantes dos órgãos de segurança pública da região do Lago de Tucuruí estiveram reunidas nesta segunda-feira (27) no auditório do Comando de Policiamento Regional IV. A reunião foi coordenada pelo comandante do CPR-IV, coronel PM Chaves e pelo Superintendente de Polícia Civil, delegado Robson Mendes. O promotor de Justiça Charles Pacheco representou o Ministério Público. Também no encontro o corregedor de Polícia, coronel Marcus Vinícius; o comandante do 13º BPM, tenente-coronel Maciel e o diretor da 15ª seccional de PC, delegado João Paulo.

E o inverno?

A praia do Tucunaré está quase na íntegra, desnuda, como se fosse o ápice do verão e a água do Rio Tocantins totalmente límpida em Marabá. Sinais de que o período chuvoso não chegou aqui, mas também não chegou rio acima. É algo tão estranho para esse período, que nos últimos anos tivemos enchente aqui na cidade em dezembro, mês que tem início daqui a dois dias.

Paralisação

Segue causando grande alvoroço no sul do Pará a paralisação temporária e desmobilização de trabalhadores do Projeto de Níquel Araguaia. A decisão foi divulgada pela mineradora britânica Horizonte Minerals (HZM) após a previsão de aumento nos custos da obra e atraso no início da produção. A empresa dona do projeto informou que a pausa aconteceu por conta de uma revisão orçamentária, “sem qualquer ligação com o governo federal”.

Paralisação II

À imprensa, a empresa confirmou, por nota, que a decisão foi tomada para garantir a longevidade do projeto enquanto a empresa busca por soluções de financiamento. O anúncio da paralisação temporária ocorreu após a empresa anunciar aumento nos custos da produção. Inicialmente, a HZM planejava investir US$ 537 milhões (R$ 2,6 bilhões) no projeto de mineração de níquel no Pará. No entanto a previsão cresceu em cerca de 35% do orçamento original. Foi divulgado um atraso no início da produção, de março de 2024 para o quarto trimestre do ano que vem. Diante desse cenário, as ações da HZM despencaram no último mês.

Publicamente

Em suas redes sociais, o prefeito de Conceição do Araguaia, Jair Martins (MDB), publicou um vídeo ao lado de representantes da HZM esclarecendo que a construção não será abandonada. De acordo com o pronunciamento, a obra foi desacelerada temporariamente e reuniões foram realizadas com os sindicatos representantes para tratar sobre os trabalhadores.