Correio de Carajás

Repórter Correio

Pedral do Lourenção
Esta terça-feira, dia 21 de novembro, será uma data importantíssima para o projeto de retomada da navegação comercial no Rio Tocantins. Uma audiência pública vai discutir com a comunidade os impactos da dragagem e derrocagem do Pedral do Lourenço. A audiência, realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), é uma exigência legal para o andamento da obra de grandes proporções e tocada pelo Governo Federal. As obras, por seu turno, estão previstas para iniciar em março de 2024, com o objetivo de retirada de rochas ao longo de 35 quilômetros do Rio Tocantins para aumento da navegabilidade da hidrovia Tocantins-Araguaia em períodos de seca. A audiência será realizada no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, na Folha 16, a partir das 13 horas.

Renda
De acordo com o estudo do Serasa em parceria com o instituto Opinion Box, em dezembro de 2022, mostrou que os custos relacionados à aquisição e manutenção do veículo estão entre os maiores gastos anuais em 63% dos lares brasileiros. A pesquisa revela que 40% dos brasileiros acreditam que as contas sobre os custos do carro são complexas. Além disso, um em cada 10 proprietários considera se desfazer do veículo nos próximos 12 meses para amenizar os impactos no orçamento.

Veículos
Outra pesquisa, desta vez realizada pela Data OLX Autos, revela a importância do bem na vida do cidadão. O carro é o meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros, enquanto os apps de transportes são usados de forma esporádica. Como alternativa, muitas pessoas optam pelos veículos por assinatura, uma modalidade em franca expansão no país.

Leia mais:

Shows
Após a morte de uma jovem de 23 anos durante o show da cantora Taylor Swift na sexta-feira (17/11), no Rio de Janeiro, a Câmara dos Deputados já recebeu ao menos nove projetos para obrigar a distribuição ou permissão para entrada de água em eventos. A primeira proposta foi protocolada ainda no sábado (18), horas depois da morte da jovem, pelo deputado federal Pedro Aihara (Patriota-MG). O projeto obriga o fornecimento de água de forma gratuita e permite a entrada de garrafas plásticas transparentes em eventos.

Shows II
O líder do PP na Câmara, deputado Dr. Luizinho (PP-RJ), também protocolou um projeto semelhante. No caso da proposta do parlamentar fluminense, entretanto, a obrigatoriedade para distribuição valeria apenas para eventos com público superior a 20 mil pessoas. “A tragédia ocorrida no evento da Taylor Swift no Rio de Janeiro ressalta a importância de regulamentações que garantam o acesso adequado a itens essenciais durante shows e eventos de grande porte”, justifica Luizinho do projeto.

PIX
O Pix, sistema de pagamentos instantâneos, completou três anos de operações entre os brasileiros. E se mantém no auge: dados mais recentes do Banco Central, o idealizador do meio de pagamento mais popular do Brasil, dão conta que ao menos 155,8 milhões de usuários utilizam o Pix. Do início das operações até 31 de outubro de 2023, foram realizadas 66,5 bilhões de transações via Pix, um volume movimentado de R$ 29,7 trilhões, segundo dados do BC.

Prestígio
O executivo paraense Marcelo De Oliveira, 43 anos, que é vice-presidente de Ciência de Materiais e Geologia da empresa Brimstone, foi nomeado uma das 100 lideranças climáticas mais influentes do mundo de acordo com a revista Time, uma das publicações mais prestigiadas do mundo. Na lista, divulgada nesta quinta-feira, aparecem nomes como o do bilionário Bill Gates, o cineasta James Cameron, a cantora Billie Eilish e a banda Coldplay. Além de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente.

Cimento carbono
A Time classificou Marcelo de Oliveira como agente fundamental no desenvolvimento do cimento carbono negativo, produto que se tornou o primeiro material desse tipo a ter certificação de terceiros (quando o produto é classificado como seguro por alguma organização independente).

Exército
A 23º Brigada de Infantaria de Selva realizou uma formatura alusiva ao Dia da Bandeira Nacional. Foi no Pátio de Formatura do Quartel General. Na atividade, que contou com a participação de integrantes das Forças Auxiliares e Órgãos Civis da Administração Pública, foi realizado o hasteamento do Pavilhão Nacional pelo 1º Ten. Leomar Piccinin, oficial mais antigo do QGI. Em seguida, procedeu-se à leitura da Ordem do Dia e a incineração das Bandeiras Inservíveis. Foram realizadas, também, a entrega de Bandeiras Nacionais para a Escola Duque de Caxias e para o Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins (CMRIO) evidenciando a integração com a sociedade civil.