Após cobrança
Depois de ampla reportagem do CORREIO este ano, denunciando a falta de acesso à internet no trem de passageiros da Vale, na Estrada de Ferro Carajás (EFC), a mineradora acaba de anunciar que está criando uma rede de internet 4G ao longo da EFC. A matéria do jornal abordava o absurdo do vagão restaurante não aceitar pagamento em PIX ou cartão de crédito e débito, justamente com a alegação de que não era possível garantir acesso de rede no trem. Nas viagens, como ocorrem hoje, o passageiro que não está munido de dinheiro em espécie, fica alijado do acesso a comida e bebida em uma viagem que pode durar até 14 horas.
Censura?
Leia mais:Durante um programa ao vivo, o repórter Wellington Júnior foi detido após uma delegada, identificada como Alice Lang, pedir para a transmissão ser interrompida, em Belém. O caso foi divulgado na sexta-feira (20) pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O jornalista estava acompanhado do repórter cinematográfico Reginaldo Rodrigues, no Bora Cidade, da RBA TV, afiliada da Band no Pará, no dia 13 deste mês. Eles reportavam da delegacia de São Brás o roubo de uma bicicleta por um trio de criminosos.
Censura? (II)
Testemunhas informaram que os profissionais estavam no pátio da delegacia, quando Alice chegou gritando. Ela ordenou que a reportagem fosse encerrada e não cedeu à explicação do repórter de que estava ao vivo. A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) detalhou que, como a reportagem não cessou, Wellington Júnior ficou detido no local até que assinasse um termo circunstanciado de desobediência à autoridade policial. Pelas redes sociais, a Abraji informou que cobrou esclarecimentos sobre o caso para a Polícia Civil (PC).
BR-155
No início da noite de sábado (21), um trágico acidente chocou a comunidade local e as autoridades. Foi na BR-155, nas proximidades do trecho conhecido como “Tião da Venda,” e envolveu uma motocicleta e uma carreta. Um motoqueiro colidiu frontalmente com uma carreta, resultando em um impacto de extrema gravidade. Infelizmente, a vítima do acidente foi a óbito no local. O corpo do motoqueiro permaneceu estendido na rodovia enquanto as equipes de resgate e as autoridades competentes trabalhavam no local.
BR-155 (II)
Já a carreta foi consumida pelo fogo, em incêndio que aconteceu em ato contínuo à colisão. Em poucos minutos a carreta inteira virou uma grande bola de fogo, assustando a todos os motoristas que por ali trafegavam, perplexos e sem saber como agir. Os relatos na internet sobre a ocorrência foram narrados pelo jornalista Diego Camilo.
Mineração
Canaã dos Carajás está prestes a ganhar mais um projeto de mineração, que na verdade será uma extensão para o hoje renomado Projeto Sossego, que explora o minério de cobre no município. O Projeto Bacaba, mais uma lavra de minério que irá abastecer a usina de processamento do Sossego, será montado a 5km da Vila Bom Jesus, comunidade que fica entre os dois projetos. O novo aporte da Vale, que ainda espera por licenciamentos, começa com vida útil e datas marcada para operar.
Mineração II
O projeto deve ficar ativo por oito anos após iniciar as operações e todo o processo de construção e montagem estiver concluído. A operação deve ocorrer a partir de 2027. Com vida útil até 2034, o projeto fica localizado nas terras históricas da antiga Fazenda São Luiz, propriedade privada adquirida pela mineradora, que outrora era grande fonte de emprego e renda da comunidade local.
Cursos de Medicina
Portaria do Ministério da Educação publicada nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial da União define regras para análise dos pedidos administrativos judicializados para abertura e aumento de vagas de curso de medicina. De acordo com o documento, para esses casos, também será utilizado o critério de pré-seleção de municípios previsto no edital que trata da seleção de propostas para autorização de funcionamento de cursos de medicina em âmbito nacional.
Cursos de Medicina II
“Os critérios foram estabelecidos para cumprir a decisão liminar proferida pelo Supremo Tribunal Federal, de 7 de agosto de 2023, na Ação Direta de Constitucionalidade 81, que determinou ao MEC o prosseguimento dos pedidos que tiverem ultrapassado a fase de análise documental, devendo, no entanto, verificar o atendimento a regras previstas na Lei dos Mais Médicos”, informou a pasta. Segundo o ministério, para decisão sobre viabilidade de abertura de novos cursos e aumento de vagas dos cursos já existentes, o governo vai avaliar se o município está entre aqueles pré-selecionados no edital de chamamento.