Bolsonaro no Pará
Jair Bolsonaro e a esposa Michelle foram recebidos por um enorme grupo de apoiadores e correligionários na manhã de ontem (20) ao desembarcarem no Aeroporto de Belém. Ao lado deles, também, como anfitriões, políticos que se colocam como representantes da direita no Estado. Ali mesmo, no aeroporto, Bolsonaro subiu em um carro de som e falou algumas palavras a quem estava presente. De lá, o grupo foi para uma conhecida churrascaria da cidade, para almoçar, mas também houve grande alvoroço.
Bolsonaro no Pará II
Leia mais:O compromisso oficial do casal acontece na manhã deste sábado, em uma casa de eventos de Belém, o Encontro Estadual do PL Mulher. Michelle Bolsonaro é a atual presidente da ala feminina da legenda e tem visitado todos os estados para fortalecer a participação das mulheres na militância do partido.
Munduruku
Uma denúncia foi protocolada nesta sexta-feira (20), pela manhã, na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Itaituba, no sudoeste do estado. Alessandra Korap, presidente da Associação Pariri, afirma que o fogo está ocorrendo há pelo menos quatro dias na área de preservação, que fica sobreposta à Floresta Nacional Itaituba II.
Munduruku II
Korap afirma que “o povo do Médio Tapajós pede que seja feito algo, porque tem floresta queimando e há risco de vida das comunidades indígenas”. A TI Sawré Muyby do povo Munduruku tem 178 mil hectares de área que deveria ser preservada, compreendendo os municípios de Itaituba e Trairão. A aréa já foi identificada e está em processo de delimitação.
Lombalgia
Você faz parte dessa estatística? A dor lombar, ou lombalgia, é aquele desconforto mais ou menos intenso na região lombar. Ela pode surgir devido ao esforço excessivo na coluna, problemas de postura e até causas menos frequentes, como tumor e infecção. Porém, um estudo publicado em junho de 2023, na revista The Lancet Rheumatology, afirma que há potencial suficiente para que a situação se agrave no mundo inteiro por conta de alguns fatores de risco.
Lombalgia II
A estimativa dos pesquisadores é que lombalgia vai atingir 843 milhões de pessoas até 2050. De acordo com a pesquisa, a condição é a principal causa de incapacidade no mundo e já atinge mais de 600 milhões de pessoas. Os pesquisadores ainda descobriram três fatores que agravam os problemas na lombar: tabagismo, obesidade e fatores ergonômicos no local de trabalho. Se esses temas fossem tratados adequadamente, a incidência dos problemas diminuiria para 39%.
PIX
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quarta-feira (18) que as inovações do Pix vão permitir que o instrumento exerça funções que, hoje, são do cartão de crédito. Em evento de premiação da Band, o chefe do BC mencionou algumas atualizações pelas quais a tecnologia vai passar.
PIX
A declaração de Campos Neto vem num momento em que o BC conduz discussões para limitar as altas taxas de juros do rotativo do cartão de crédito, atualmente em 445,7% ao ano. O Pix já oferece a opção de agendamento de acordo com o dia escolhido pelo pagador. Ainda não é possível, porém, escolher o horário para a transação ela ocorre no início do dia escolhido.
Vacina
A vacina brasileira contra cocaína e crack da UFMG venceu o Prêmio Euro Inovação de Saúde. A Calixcoca ganhou na categoria “Destaque”. Ela atua de forma preventiva no tratamento de dependentes químicos. A equipe de cientistas recebeu 500 mil euros, o equivalente a R$ 2.532.200.
Cosud
Os governadores do Sul e do Sudeste do país se reuniram na quinta-feira (19), pela primeira vez após a aprovação em cada Estado das leis que autorizam a criação do Consórcio de Integração das duas regiões, o Cosud. O consórcio entre as duas regiões causou polêmica após o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), defender maior protagonismo do grupo em relação ao Norte e ao Nordeste em debates nacionais, como a reforma tributária. Apenas o Rio de Janeiro ainda não aprovou o protocolo.
Cosud II
Na abertura do evento em São Paulo, no entanto, os governadores negaram que o Cosud tenha como objetivo colocar estados contra estados e que a intenção é “estimular a cooperação e melhorar as políticas públicas”. Apesar da formalização nas assembleias e de promessas que envolvem até a criação de um banco de fomento regional, não se sabe quando e como os recursos serão levantados pelos governos estaduais. O consórcio terá pelo menos dez cargos, todos comissionados.