Correio de Carajás

Repórter Correio

Festa do acesso

Tendo conquistado o acesso à Série B em um jogo fora de casa (no Rio de Janeiro) e num final de semana de Círio, o Paysandu decidiu realizar um jogo na Curuzu para poder comemorar com a sua torcida o retorno à Segundona após cinco anos. Será nesta quarta-feira, dia 11, num amistoso contra o Castanhal.

Peregrinação

Leia mais:

Segue a programação prévia ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá. Nesta terça-feira (10), a peregrinação externa deve acontecer da paróquia Nossa Sra. das Graças, no bairro Liberdade, e seguir para a paróquia Imaculada Conceição, no bairro Novo Horizonte, a partir das 18h30. Em seguida, a Santa Missa será celebrada.

Em Canaã

Centenas de moradores de Canaã dos Carajás tiveram uma noite de muito calor, sob a escuridão, após um blecaute que teria durado de 1h até às 4h30 desta segunda-feira (9). A Equatorial confirmou a ocorrência, mas que o problema teria sido restrito aos bairros Vale dos Sonhos e Novo Horizonte. Nas redes sociais, moradores da cidade relatam, no entanto, que as quedas de tensão são rotineiras.

Antecedentes

Duas comissões da Câmara analisarão um projeto de lei que inclui a Certidão de Antecedentes Criminais entre os documentos necessários a fim de formalizar a habilitação para o casamento. De autoria da deputada Dayany do Capitão (União-CE), o texto sustenta que os noivos deverão acessar as certidões para ter plenas condições de “reflexão, amadurecimento e tomada da decisão mais convicta sobre o casamento”.

Antecedentes II

“A apresentação das certidões, popularmente conhecidas como ‘nada consta’, não poderá prejudicar o deferimento da habilitação para matrimônio e terá finalidade meramente informativa”, acrescentou Pimentel. A Câmara votará o PL em caráter conclusivo – ou seja, a matéria passará apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, a não ser que pelo menos 52 deputados peçam para levar a discussão ao plenário.

TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu uma ordem de cassação dos mandatos de dois vereadores de Baião, no Pará. Humberto Souza Vieira e Marinaldo da Silva, ambos do PDT, foram destituídos de seus cargos devido a atos fraudulentos e violação da lei que exige que os partidos reservem pelo menos 30% das candidaturas para vereador às mulheres. O ministro Benedito Gonçalves, encarregado do caso, confirmou a existência de fraude na cota de gênero perpetrada pelo PDT quando apresentou candidatas femininas fictícias nas eleições para vereador de 2020 em Baião. Essa decisão foi proferida durante a sessão plenária realizada no último dia 5.

Segunda instância

Anteriormente, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) havia rejeitado as alegações de fraude. No entanto, o TSE sustentou que havia evidências substanciais que respaldavam a acusação de fraude. O ministro destacou vários elementos cruciais no caso, como a falta de votos ou votação insignificante para as candidatas, a ausência de atividades significativas de campanha, a inexistência de propaganda eleitoral e de acesso à propaganda gratuita na rádio e na televisão, a falta de arrecadação e gastos eleitorais, conexões familiares com candidatos concorrentes ao mesmo cargo, bem como a apresentação de prestações de contas zeradas ou com suspeitas de falsificação.

Fazendo número

Para o ministro Benedito Gonçalves, as supostas candidatas em Baião (um total de quatro) foram utilizadas apenas para cumprir o requisito mínimo de 30% de candidaturas por sexo exigido pela legislação eleitoral na disputa pelo cargo de vereador. Como resultado desse cenário, o TSE ordenou a cassação dos diplomas de todos os candidatos associados ao Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (Drap) do PDT e invalidou os votos recebidos pelo partido.

Do Maranhão

A Polícia Civil do Maranhão conseguiu, localizar e prender três pessoas investigadas por crimes de posse de arma de fogo, violência doméstica e estupro de vulnerável nos estados de Goiás e Pará. Segundo informações da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz, uma equipe de policias civis do Grupo de Pronto Emprego (GPE), iniciou uma investigação na cidade com a finalidade de localizar o paradeiro de um foragido da Justiça, condenado pelos crimes de posse irregular de arma de fogo de uso permitido e estupro de vulnerável.

Presos em GO

Durante as investigações, a Polícia Civil do Maranhão entrou em contato com Polícia Civil do estado de Goiás e conseguiu localizar, o suspeito morando na cidade de Ocidental, em Goiás. O indivíduo foi condenado a uma pena de 12 anos e 4 meses de prisão em regime fechado.

Presos no PA

Já no estado do Pará, a PC-MA, conseguiu localizar um homem investigado, pelos crimes de violência doméstica e estupro de vulnerável. Após um mandado judicial expedido no dia 9 de setembro do ano vigente, uma equipe de investigadores iniciou um trabalho investigação que resultou na localização e prisão do investigado na última quarta-feira (4), na cidade de Parauapebas.