Correio de Carajás

Repórter Correio

Ataque à Catedral

Revoltou a comunidade cristã de Marabá esta semana a depredação e invasão da Catedral católica, na Marabá Pioneira, na madrugada de 5 de outubro. Além porta destruída para a invasão, quem lá entrou destruiu e revirou instrumentos, utensílios, além de inutilizar som e cabeamentos. O corre que a catedral tem, sim um sistema de câmeras de segurança, mas que já está obsoleto. Pelas mesmas, foi possível apenas a identificação de que o invasor era apenas um homem, adulto, mas sem possibilidade de detalhes do rosto para reconhecimento.

Ataque à Catedral II

Leia mais:

Até ontem o invasor/vândalo não havia sido identificado e detido. Na chamada “Vila do Rato”, localidade conhecida pela incidência da presença de usuários de drogas, foi recuperado um ventilador da igreja e alguns dos cabos de cobre, mas que estavam jogados na rua.

Corriqueiro

As ocorrências e invasões a igrejas, lojas e casas na Marabá Pioneira são rotineiras e vêm se intensificando nos últimos quatro anos, sem que as autoridades consigam efetivamente combater a situação. Tanto a Catedral, quanto a sede da Maçonaria foram alvo diversas vezes no ano passado e já em 2023. Os invasores agem na madrugada e levam, preferencialmente, o cabeamento de cobre de centrais de ar, item que depois é vendido no mercado pirata.

Trancas e câmeras

No caso da Maçonaria, a entidade teve de fazer um grande investimento depois de perder cabeamentos e botijões de gás para os larápios noturnos. Se reforçou com cercas elétricas, sensores de movimento em portas e janelas, alarmes sonoros e câmeras.

Ciclo-romaria

Este sábado (7) tem importante programação do 43º Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá. É a ciclo-romaria. O ponto de partida é a Praça São Félix de Valois, na Velha Marabá, com chegada na Comunidade N. Sra. das Graças, no Bairro Santa Rosa. A ciclo-romaria ocorre a partir das 17 horas, e na chegada haverá Santa Missa e bênçãos aos ciclistas presentes.

Partidário

O partido Republicanos marcou para o dia 19 de outubro, às 19 horas, na Câmara de Marabá, a sua Conferência Municipal. O presidente local da legenda é o vereador Eloi Ribeiro. Republicanos é a mesma legenda do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e do senador Hamilton Mourão.

Limitação

No mesmo dia em que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC 8/2021) que limita as decisões monocráticas nos tribunais superiores, foi protocolada, no Senado, a PEC 51/2023, que restringe a 15 anos os mandatos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A proposta promove ainda modificações no processo de escolha dos membros dessa corte e dos demais tribunais superiores.

Sem crise

Após participar da sessão especial em homenagem aos 35 anos da Constituição de 1988, o presidente do Senado e do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, afirmou não haver qualquer crise entre os Poderes. Ele considera “ser natural e não constituir qualquer afronta ou enfrentamento ao Poder Judiciário ou ao Supremo Tribunal Federal” debater alterações com relação aos tribunais superiores.

Concurso

A Câmara Municipal de Redenção, na última sessão ordinária do mês de setembro, aprovou o projeto de lei de origem do Poder Executivo que solicitava autorização para o concurso de preenchimento de vaga em várias áreas da administração. A matéria tramitou como urgência, na Casa. Segundo estudo prévio, o certame vai ofertar mais de 1.200 vagas, distribuídas em diversas áreas da máquina pública. A pasta da Educação é a que mais vai ofertar vagas para professores, pedagogos, serventes, merendeiras e técnicos de suporte pedagógicos, entre outros.

Seca

A seca que assola o Amazonas e o Pará é a mais severa dos últimos 40 anos, segundo informações divulgadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde maio deste ano, parte dos dois estados vem registrando chuvas abaixo da média. De acordo com o Cemaden, a situação foi agravada pelo inverno mais quente provado pelo El Niño. “Em grande parte do Amazonas, Acre e de Roraima, observa-se uma anomalia de chuvas de -100 a -150 milímetros. Devido ao déficit acumulado de precipitação, a umidade do solo alcançou níveis críticos ao longo do mês de setembro”, informou o órgão.