Correio de Carajás

Repórter Correio 31/03/2020

Cheia

Novas baixas do Rio Tocantins já animam e tranquilizam os flagelados em Marabá. Ontem a medida era de 11,34 metros acima do normal e vai deixando cada vez mais claro que o pico da enchente já se foi.

Judiciário

Leia mais:

O Judiciário Paraense sustenta vir trabalhando, embora o atendimento presencial esteja prejudicado pelo período de quarentena. Ontem a Associação dos Magistrados do Estado (Amepa) divulgava que a Justiça, só entre 13 e 25 de março, proferiu 10.138 sentenças, 17.683 decisões e 22.441 despachos.

OAB

Já a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou ontem (30) a suspensão das duas próximas provas do Exame de Ordem devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). A decisão suspende os cronogramas dos exames de número 32 e 33, cujos editais seriam divulgados nos dias 1º de abril e 10 de agosto, respectivamente. O adiamento não atinge o 31º Exame, que está mantido. A segunda fase da prova prático-profissional será realizada dia 31 de maio deste ano. Segundo a OAB, outras informações sobre os novos cronogramas das provas adiadas serão divulgadas posteriormente.

Contra o coronavírus

A Vale divulgou nota ontem na qual afirma vir tomando diversas medidas de apoio a prevenção do coronavírus (Covid-19) em seus locais de trabalho e nas comunidades. Uma das iniciativas de reforço à saúde pública no sudeste do Pará é a reforma e a ampliação da uma ala de internação do Hospital Municipal de Parauapebas (HMP). A ação possibilitará a ampliação de 40 leitos de Unidade Semi-intensiva aptos a receberem pacientes com sintomas graves do Covid-19. O investimento será de R$ 1,5 milhão e será custeado integralmente pela companhia.

Aula online

As aulas na rede pública estadual de ensino foram retomadas nesta segunda-feira (30) de forma remota, sem afetar o isolamento social, por determinação do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa), responsável pela Cultura Rede de Comunicação. A estratégia faz parte do Projeto Todos em Casa pela Educação, e foi elaborada para minimizar o impacto da suspensão das aulas, em função do novo Coronavírus, para estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Marabá

Já aqui na cidade, ontem o prefeito Tião Miranda levou um bombardeio de questionamentos de mães quanto a data de retorno das aulas na rede pública municipal. Ele destacou que o decreto perde efeito no dia 2 de abril, mas já adiantou que deve renová-lo para mais 15 dias sem aglomeração nas escolas.

Testes rápidos

O Ministério da Saúde anunciou a chegada de 500 mil testes rápidos importados nesta segunda-feira, 30, para detectar onovo coronavírus. A demanda da pasta, no entanto, é muito maior: 22,9 milhões entre os dois tipos de testes encomendados.

Testes rápidos II

Em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, o chefe da pasta, Luiz Henrique Mandetta, admitiu que não haverá recursos para testes em “todo mundo” após ser questionado pelo Estado sobre a disponibilidade de exames e os critérios de distribuição. Nesse contexto, o sistema público se prepara para realizar exames em pacientes graves, profissionais de saúde e de segurança e por amostragem em casos leves.