Retorno dos voos
Os passageiros da região finalmente voltam a contar com a ligação Brasília-Marabá-Brasília, operada pela Gol Linhas Aéreas, a partir de 19 de agosto. Já é possível comprar passagens para esta data nos dois sentidos. Os voos, no entanto, serão apenas nas segundas, quartas e sextas. Mas o CORREIO apurou que a partir de setembro, retornam os voos diários. Esta rota, para Brasília vinha sendo, devido à pandemia, operada apenas pela Latam, com voo uma vez na semana.
Retorno dos voos II
Leia mais:No sentido Marabá-Brasília o embarque será às 17:50 e chegada na Capital Federal às 19h45. No sentido inverso, sai de lá às 10h05 e chega ao Aeroporto João Corrêa da Rocha às 12h05. Outro fato a se comemorar desse retorno está na concorrência e preços mais acessíveis. Em determinada data futura, na projeção no site, é possível encontrar o trecho Marabá-Brasília por R$ 152, para voo direto, com duração de duas horas. A ligação de Marabá com Belém, no entanto, continua atendida apelas pela Azul Linhas Aéreas.
Justiça Federal
Quatro meses depois de entrar em regime de plantão extraordinário, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Justiça Federal no Pará retomou suas atividades presenciais esta semana, de forma planejada e gradual, do expediente presencial interno nas unidades administrativas e judiciárias. No entanto, no que diz respeito às subseções de Marabá, Santarém, Altamira, Castanhal, Paragominas, Tucuruí e Itaituba, recomeçará a partir de 3 de agosto, uma segunda-feira, das 9 às 13 horas. A Vara Federal de Redenção pediu prorrogação por mais 30 dias para a retomada das atividades presenciais e atendimento ao público externo, em decorrência das condições desfavoráveis que ainda perduram no município, onde há cerca de 2 mil casos confirmados de Covid-10 e apenas dez leitos de UTI disponíveis em hospital público.
Justiça Federal II
A Portaria nº 10616219, assinada pelo diretor do Foro, juiz federal José Airton de Aguiar Portela, ressalta que o recomeço do expediente presencial interno – para magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e colaboradores – respeitará atos normativos locais, tanto no âmbito da Seção Judiciária, em Belém, como nos municípios onde funcionam as Subseções Judiciárias e que ainda estão apresentando elevação de casos de contaminação pelo coronavírus.
Tráfico humano
A Infraero e o Ministério Público do Trabalho (MPT) assinaram ontem (29) um acordo de cooperação para prevenção ao tráfico de pessoas e ao trabalho em condições análogas à escravidão. A medida pretende capacitar os trabalhadores dos aeroportos a identificarem situações suspeitas, além de conscientizar passageiros por meio de avisos nas telas de horários de voos e nos espaços operados pela estatal. De acordo com o presidente da Infraero, Hélio Paes de Barros Júnior, cerca de 85 milhões de passageiros passam anualmente pelos aeroportos da empresa.