Alô, meio ambiente!
Ao mesmo tempo que travam briga particular com os caminhões de mineradoras que atravessam as ruas e estão destruindo o asfalto, os moradores da Vila União, na zona rural de Marabá, questionam se as autoridades de Meio Ambiente locais estão acompanhando tal atividade exploratória do solo. É que são tantos caminhões (até 50 por noite), que a pulga está atrás da orelha, até pelo horário preferencial de tal transporte. Seriam, dizem os moradores, mais de 10 ‘empresas’ explorando manganês. Com a palavra, também, o governo federal.
Vídeo-audiências
Leia mais:Na última sexta (26), foi realizado o primeiro teste de conectividade com os equipamentos que irão viabilizar as vídeo-audiências entre a Susipe e o Tribunal de Justiça do Estado. O teste foi feito na Estação Contêiner instalada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel para a 3° Vara Criminal do Tribunal. Representantes da Susipe, da Justiça e da empresa terceirizada responsável pelas vídeo-audiências, Pelc, participaram do teste de conectividade, que obteve êxito total na ação piloto.
Vídeo-audiências
As vídeo-audiências irão funcionar dentro de um contêiner de 30 m², com seis salas totalmente reformadas e equipadas com central de ar condicionado, televisão conectada ao equipamento de videoconferência (câmera e microfone), duas cadeiras e câmera de segurança. Todas as salas estão conectadas diretamente com o Tribunal de Justiça do Pará via cabos de fibra óptica, com um link dedicado com velocidade de 100 megas.
Xadrez
A Etapa Marabá do do IV Aberto do Brasil de Xadrez STD foi um sucesso, segundo os organizadores. O evento aconteceu de 26 a 28 de abril no Campus I da Unifesspa. Foram 19 fortes jogadores de Marabá, Parauapebas, Imperatriz, São Luís, Ponta Grossa (PR), Augustinópolis (TO), Axixá (TO) e São Paulo (SP). A competição, valendo rating da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Federação Internacional de Xadrez (FIDE), teve a competente arbitragem do Árbitro Nacional Anderson.
Energia elétrica
A ANEEL lançou, em seu site na internet, a página Luz nas Tarifas, que contém uma série de relatórios que apresentam a evolução tarifária, a composição e formação de custos das tarifas de energia elétrica. O objetivo da ação é dar mais transparência a consumidores e agentes setoriais sobre o processo tarifário, monitorar os resultados da regulação do tema, subsidiar a análise de impacto de políticas tarifárias definidas na legislação e disponibilizar dados para as Universidades.