Correio de Carajás

Repórter Correio 30/01/2020

Abelhas

O aparecimento constante de enxames de abelhas na área urbana de Marabá, já preocupa as autoridades. Esta semana a Secretaria Municipal de Agricultura emitiu alerta avaliando que elas têm migrado à procura de alimento e espaço para as colmeias. A Seagri destaca à população, que ao identificar uma caixa de abelha, é preciso acionar imediatamente os órgãos competentes, que têm profissionais habilitados, como Centro de Controle de Zoonoses, Seagri, Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA Rural). As abelhas capturadas são levadas para propriedades rurais, já que elas contribuem para o aumento da produção com a polinização.

Ponte

Leia mais:

Será nesta sexta-feira, dia 31, às 10 horas, a reinauguração da ponte sobre o Rio Moju, na Alça Viária. A mesma que teve o vão central derrubado por uma balsa no início do ano passado. Nesta quinta-feira, acontece a prova de carga, quando serão colocadas dezenas de carretas carregadas com limite de peso, além macacos hidráulicos para teste de carga máxima no equipamento e verificação se cada parte da ponte foi construída conforme o planejado.

Ponte II

O Governo do Pará batizou a obra de Ponte União, que devolverá a ligação terrestre do sul e sudeste do Pará com a região metropolitana de Belém, sem a necessidade de balsas. Ao todo são quatro pontes ao longo da Rodovia PA-483. Após a solenidade a ponte já estará liberada para o tráfego de veículos.

Dispensa de alvarás

A dispensa total de licenças e alvarás de funcionamento para 289 tipos de atividades econômicas de baixo risco beneficiará 10,3 milhões de empresas no país, disse o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel. Isso equivale a 58% do total de 17,73 milhões de empresas em funcionamento no país. O secretário apresentou a estimativa durante o lançamento da medida para representantes do setor privado e de entidades de micro e pequenas empresas. Segundo Uebel, o fim da exigência impulsionará o ambiente de negócios no país e permitirá ao governo concentrar a fiscalização nas atividades de médio e alto risco.

Dispensa de alvarás II

Prevista na Lei de Liberdade Econômica, a medida está em vigor desde 16 de dezembro. Entre os tipos de empreendimentos beneficiados estão bares, borracharias e padarias, fábricas de alimentos artesanais, de calçados, acessórios e vestuário, atacados e varejos. Com as novas regras, toda empresa de baixo risco aberta no país poderá exercer a atividade imediatamente após o recebimento do Cadastro Nacional Pessoa Jurídica (CNPJ). No entanto, caso a legislação do estado e do município seja diferente da lista de segmentos de baixo risco do Ministério da Economia, prevalecem as normas locais.