Adesão do Pará
O 15 de agosto, Dia da Adesão do Pará, é uma data importante que significa a independência da Província do Grão Pará. Em 1823, o Pará era a única província que ainda não tinha aderido à Independência do Brasil, ocorrida no dia 7 de setembro. Um ano depois a Província do Pará passa a aderir ao Brasil. Mas essa adesão não foi fácil. Dom Pedro I, Imperador do Brasil, enviou pra cá um comandante de fragata inglês, John Grenfill, contratado para criar aqui a Marinha. Ele foi designado com a missão de trabalhar o movimento para incorporar o Pará ao Brasil.
Adesão do Pará II
Leia mais:A consagração da Adesão ocorreu após uma assembleia no Palácio Lauro Sodré, sede da Colônia Portuguesa à época, local em que no dia 15 de agosto de 1823, o documento de adesão do Pará foi assinado, rompendo de vez com Portugal.
O feriado
Criado pela Lei n° 5.999, de 10 de setembro de 1996, o feriado teve o objetivo de comemorar a Data Magna do calendário paraense. De acordo com o Projeto de Lei do então deputado estadual Zeno Veloso, que instituiu o feriado, a data também seria uma oportunidade para realizar solenidades cívicas e atividades educacionais que possibilitassem ao cidadão paraense conhecer e preservar a importância da data para o Estado.
O feriado II
O feriado de 15 de agosto não surgiu apenas com o objetivo de se criar mais uma data comemorativa no calendário oficial do Estado, foi instituído como base na Lei Federal nº 9.093, de setembro de 1995, que obrigou os Estados a determinarem um dia para a comemoração da sua Data Magna. Nesse contexto, todos os estados brasileiros criaram suas próprias datas comemorativas.
Morte de idosa
Um idoso de 60 anos foi morto com vários tiros na cabeça em Xinguara, no sul do Pará, neste último fim de semana. O crime ocorreu no sábado (12), quando um motoqueiro abordou a vítima na na frente da própria casa e efetuou os disparos. O idoso morreu ainda local. Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias da morte. A Polícia Civil também informou que perícias foram requisitadas e testemunhas estão sendo ouvidas para elucidar o caso.
Concurso
O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplad), anunciou novo concurso público para a Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA). Ao todo, serão ofertadas 237 vagas, sendo que 100 estão destinadas para escrivão e 137 para servidores administrativos, distribuídas entre a capital, Belém, e o interior.
Ponte do Acará
Com o avanço da obra e a conclusão de 9 das 16 pontes da PA-256, a construção da ponte sobre o rio Alto Acará, no Pará, já alcançou 70% de sua conclusão e tem previsão para ser finalizada ainda em 2023. A ponte sobre o rio Alto Acará, na rodovia PA-256, está localizada entre as comunidades de Forquilha, no município do Acará, e Vila Palmares, em Tailândia, na região de integração do Tocantins.
Ferrogrão
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), José Conrado Santos, a Ferrogrão é uma certeza de crescimento econômico. “De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil investiu em média menos de 2% do PIB ao ano na última década, isto é, menos de R$ 200 bilhões anuais. A CNI estima que seria preciso pelo menos dobrar esse investimento no setor, por duas décadas, para que o país consiga manter sua atual infraestrutura e superar os gargalos”.
Ferrogrão
“A Ferrogrão vai ajudar as indústrias, ajudar todas”, acrescenta o presidente executivo da Fiepa e do Centro das Indústrias do Pará, José Maria Mendonça, ao observar o modal de transporte que vai se formar junto à Hidrovia do Tapajós e a BR-163, no Oeste do estado atendendo municípios como Santarém e Jacareacanga, além de Itaituba. “A logística de infraestrutura é o que atrai investimentos. Vai ser uma logística de transporte barata, possível e confiável”.
Contrabando
A Receita Federal apreendeu nesta segunda-feira (14) no Centro de Tratamento dos Correios, em Belém, uma encomenda de cigarro eletrônico de maconha. O objeto saiu de Salvador no dia 9 de agosto e estava declarado como fones no valor de R$ 400. Essa é a décima quinta retenção nos Correios. A droga será encaminhada ao órgão competente para prosseguimento das investigações. Segundo a Receita Federal, já foram apreendidos mais de 50 kg de entorpecentes, como haxixe, ecstasy e skunk, em encomendas destinadas para a grande Belém.