Correio de Carajás

Repórter Correio

Fim da intervenção

Na tarde da última sexta-feira, a Federação Paraense de Futebol (FPF) recebeu informação de que chegou ao fim a intervenção decretada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Pará. No despacho do auditor Ivo Amaral, que funcionou como interventor, o mesmo determina que sejam convocados os Auditores e Procuradores do TJD/PA para sessão administrativa a ser realizada nesta terça-feira, dia 20.

Fim da intervenção

Leia mais:

“Estamos recomeçando, com planejamento, estratégia, qualificação dos auditores, procuradores e defensores com ações próprias desta gestão, visando o bem maior para o futebol do Pará com julgamentos transparentes, céleres e imparciais”, afirmou Jeff Launder, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará. Na sessão de hoje, ainda ocorrerá a votação pelos membros do Pleno do TJD/PA da lista tríplice que irá escolher a nova Procuradora Geral. A sessão está marcada para às 15 horas, na sede do Tribunal, anexa a FPF.

Turismo

Mais de 938 mil turistas visitaram o Pará no ano passado, gerando mais de R$ 662 milhões em divisas para a economia do Estado. Os números foram apresentados durante a divulgação do Balanço Econômico do Turismo no Pará, como parte da programação da 11ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), no Hangar – Convenções e Feiras. O levantamento é resultado de um trabalho de pesquisa feito em parceria pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Departamento Intersindical de Estatística Estudos Socioeconômicos (Dieese-Pa).

Trabalho formal

O estudo também levou em consideração o mercado de trabalho formal no estado do Pará, o que engloba setores ligados ao Turismo como transportes, auxiliares do transporte, alojamento ou hospedagem (Hotéis e similares), alimentação (restaurantes, bares, lanchonetes e outros), aluguel de transporte, agência de viagens, cultura e lazer. O supervisor técnico do Dieese-PA, Everson Costa, explica que o turismo depende de um cenário econômico favorável. “Cenário esse que agora começa a dar uma respirada. De 2020 a 2022, foi um tempo muito difícil. Anos com custo muito pesado, o setor de serviços principal responsável no turismo tentando restabelecer a ordem. Temos um 2023 e 2024 otimistas, mas ainda nebulosos”, afirma.

Aprontando

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga um policial militar do Pará que quebrou o carro de um motorista de aplicativo na Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio na manhã desta sexta-feira (17). Em um vídeo, gravado pela própria vítima, Cleiton Mesquita dos Santos aparece furioso empurrando a porta traseira do veículo com força em direção contrária a de fechamento. Depois de várias tentativas, a peça quebra e o homem vai embora alegando ser policial e xingando o motorista.

Aprontando II

A Polícia Militar do Pará informou que tomou conhecimento do fato e que o militar não está no serviço ativo da corporação, por ter sido condenado pelo Tribunal de Justiça do Pará à sanção de reforma administrativa disciplinar e reiterou que a PM não compactua com desvios de conduta de quaisquer um de seus agentes.

Acidente fatal

Um empresário morreu após um acidente de quadriciclo em Capitão Poço, nordeste paraense. A vítima, Raimundo Tonheiro, é irmão do prefeito da cidade, João Tonheiro (PL), que nesta segunda-feira (19) decretou luto oficial de três dias. A Polícia Civil investigado o caso. Raimundo se acidentou na zona rural da cidade no domingo (18). Ele participava da trilha com amigos em uma fazenda quando o quadriciclo que conduzia capotou.

Acidente fatal II

O empresário foi socorrido e levado de helicóptero para o hospital metropolitano em Ananindeua, na região metropolitana de Belém, mas não resistiu aos ferimentos e morreu nesta segunda-feira (19).

Lava Jato

A juíza substituta Gabriela Hardt deixou a 13ª Vara Federal de Curitiba, onde tramitam os processos remanescentes da Operação Java Jato. Ela foi designada para atuar na 3ª Turma Recursal do Paraná. A informação foi divulgada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), nesta segunda-feira (19).  Quem assume a 13ª Vara Federal, e por consequência a Lava Jato, é o juiz federal Fábio Nunes Martino, da 1ª Vara Federal de Ponta Grossa (PR). O magistrado substituto da vara passa a ser Murilo Scremin Czezacki, da 2ª Vara Federal de Cascavel (PR).

Lava Jato II

A movimentação de Hardt ocorre depois de ela não ser contemplada em uma candidatura para assumir uma jurisdição em Florianópolis. Outra juíza foi escolhida seguindo o critério de antiguidade, ou seja, por ter mais tempo de carreira.