Justificativa
O prazo para justificar a ausência no segundo turno das eleições gerais de 2018, dia 28 de outubro, termina nesta quinta-feira (27). Os eleitores que não votaram no segundo turno precisam regularizar a situação, sob pena de impedimento de fazer matrícula em universidades, tirar o passaporte, tomar posse em cargo público e receber o salário, no caso dos servidores. Segundo o Tribunal Superior Eleieotral (TSE), o não comparecimento injustificado no dia da eleição é irregularidade punível com multa. Pela Constituição, os brasileiros com idade entre 18 anos e 70 anos são obrigados a votar. Após três ausências consecutivas não justificadas, o título de eleitor é cancelado.
Justificativa II
Leia mais:Não precisam justificar a ausência os eleitores cujo voto é facultativo (analfabetos, os com 16 anos a 18 anos e os maiores de 70 anos), além dos portadores de deficiência física ou mental que torne impossível ou demasiadamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais. A justificativa pode ser feita diretamente nos cartórios eleitorais ou pela internet.
Internet
Pela internet, a justificativa é feita no Sistema Justifica. O eleitor deverá preencher o formulário online, informando seus dados pessoais e o motivo da ausência, bem como anexar o comprovante do impedimento para votar. Se a justificativa for aceita, o eleitor será avisado da decisão.
Jornal Pessoal
Figura das mais admiradas no jornalismo da Amazônia, um exímio investigador e redator, Lúcio Flávio Pinto anunciou a descontinuidade das edições impressas do seu Jornal Pessoal, após 31 anos. Isso está definido desde 31 de novembro. O jornal era quinzenal.
Cabelo Seco
A Associação dos Morados do Bairro Francisco Coelho prepara para este sábado, dia 29, a partir das 17 horas um evento comunitário de comemoração do ano de 2018. Os detalhes ainda não foram divulgados, mas estão confirmadas apresentações populares.
Finalmente
Com atraso em relação aos demais estados, que já praticam isso há meses, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) confirmou para este dia 27, no apagar das luzes do ano, a ativação da versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na prática, a providência permite uma fácil validação eletrônica, recuperação do documento e maior durabilidade. Na primeira vez, é preciso criar um PIN (senha de 4 digítos para armazenar seu documento de segurança. Você só precisa inserir o PIN criado para poder visualizar seus documentos. A CNH Digital possui um QR code que pode ser lido e validado quando necessário.
Detran
Outros dois serviços que só agora o Detran Pará confirma são o Sistema de Declaração de Acidente de Trânsito (Sisdat), serviço que permite efetuar, por meio de uma plataforma virtual, aplicativo APP, o registro de acidente de trânsito sem vítima, com apenas danos materiais. O outro é o Talonário Eletrônico – para lavratura e impressão de auto de infração de trânsito, integrada e on-line operacionalizada em equipamentos móveis portáteis (smartphone) operados por agentes de trânsito do Estado do Pará.