Correio de Carajás

Repórter Correio 27/06/2020

Exportações do Pará

As exportações do Pará seguem em alta, apesar do cenário de crise causado pela pandemia do novo coronavírus. De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Pará registrou, entre janeiro e maio de 2020, um aumento de 18,7% no volume de exportações de uma série de produtos em comparação com o mesmo período do ano passado. O total já ultrapassa os US$ 6 bilhões e garante ao Estado o 5º lugar no ranking das exportações do país.

Exportações do Pará II

Leia mais:

De acordo com Lutfala Bitar, presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), que desenvolve e apoia políticas estaduais de fomento ao comércio exterior, o aumento das exportações paraenses é um sinal de que o estado do Pará segue forte economicamente, diferente de outros Estados da federação, e que vai passar pelo atual cenário recessivo sem grandes impactos na indústria extrativa.

Consumidor

O Procon (Proteção e Defesa do Consumidor) do município já está com sua demanda normalizada, segundo a Prefeitura. Já realizando audiências e atendimentos de forma presencial, com todos os cuidados necessários para o combate da COVID-19, distanciamento e uso de máscaras. Por força de uma liminar judicial que suspendeu as audiências da Celpa, todas as outras demandas estão sendo mantidas, exceto da concessionária de energia. Caso necessite de atendimento e orientação, o consumidor pode comparecer ao órgão nos horários de 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira.

Colação de grau

Pela primeira vez na história, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realizou uma colação de grau pela internet. A mudança aconteceu por conta da pandemia do novo coronavírus. Colaram grau os formandos do curso de Licenciatura em Letras — Português e Inglês — e Artes Visuais. A solenidade foi presidida pelo reitor Maurílio Monteiro. Em um dos frames, a mãe de uma acadêmica acompanhava, ao lado da filha, a bela cerimônia.

Tecnologia

O Sebrae e a Petrobras estenderam o prazo de inscrições do edital do programa Petrobras Conexões para Inovação. O novo prazo para representantes de startups e pequenas empresas de base tecnológica de todo país vai até a próxima sexta-feira (3/7). Os candidatos disputarão verba total de até R$10 milhões para a realização dos projetos vencedores. Dividida em nove áreas tecnológicas, a seleção visa a efetiva implantação dos produtos nas operações da companhia.

Vacinação

A campanha de vacinação para gripe (Influenza A H1N1) foi prorrogada até o dia 23 de julho em Marabá. E alerta para que o público alvo da campanha procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural do município para se vacinarem. O alerta é feito especialmente para as mães de crianças que tenham entre 6 meses e 5 anos e 11 meses, pois é a única faixa de público aonde a meta de vacinação necessária para garantir a imunização não foi alcançada. O objetivo é alcançar a imunização de 27 mil crianças dessa faixa etária, até o momento apenas 8 mil se vacinaram.

Coronavírus

Com mais 990 mortes computadas nas últimas 24 horas, o Brasil atingiu a marca de 55.961 vítimas do novo coronavírus (Sars-CoV-2) desde o início da pandemia, informou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta sexta-feira (26). A taxa de letalidade teve uma leve redução de 4,5% para 4,4% e o índice de mortalidade ficou estável em 26,6 pessoas para cada 100 mil habitantes. O número de vítimas também foi o primeiro da semana com menos de mil óbitos.

Geral

O país ainda atingiu a segunda maior marca de novos casos registrados em um dia até hoje, com 46.860 infecções confirmadas. Com isso, o Brasil chegou aos 1.274.974 contaminados pela doença desde fevereiro e elevou consideravelmente os casos a cada 100 mil habitantes: são 606,7 contra os 584,4 registrados na quarta. O recorde de registros foi atingido no dia 19 de junho, quando teve 54.771 notificações. No entanto, os dados desse dia sofreram com um problema nos números computados em São Paulo.