Correio de Carajás

Repórter Correio 27/03/2021

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Vacinação

Marabá começa neste sábado (27) a vacinar idosos com 70 anos ou mais e segue até o dia 29 com esse público. Ontem o Município recebeu mais 4.800 doses da vacina contra a covid-19. O CORREIO apurou que o próximo público será a partir de 68 anos, depois 65, 63 e 60, isso, lógico, levando em conta o ritmo de chegada de novas doses. Até ontem o município havia vacinado 4.446 idosos a partir de 73 anos, mais 3.209 profissionais de saúde e idosos de abrigos.

Marabá

Leia mais:

O balanço de ontem da Secretaria de Saúde de Marabá destacava a não ocorrência de óbitos nas 24 horas anteriores, depois da sequência da véspera, permanecendo o total em 307 mortes por covid-19, contra 16.203 casos confirmados. Dos 57 leitos de UTI/UCE, 56 estavam ocupados, sendo 24 pacientes de outras cidades e 32 de Marabá. Nas enfermarias 25 dos 42 leitos ocupados. Quinze deles por marabaenses. A taxa de letalidade está em 1,8%.

Pará

O Pará registrou, no boletim desta sexta-feira (26), mais 81 óbitos provocadas pelo novo coronavírus, além de 2.455 novos casos da Covid-19. Agora, o estado chega a 411.363 casos de Covid-19 e 10.192 mortes. De acordo com Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), foram registrados 286 novos casos e 52 óbitos nos últimos sete dias, além de 2.169 casos e 29 óbitos ocorridos em dias anteriores. O Pará possui, até então, 381.910 recuperados, 70.244 casos descartados e 970 casos em análise.

Pará II

Em relação à ocupação de leitos na rede estadual, o Pará tem 79% dos leitos clínicos e 88% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. A Sespa informou que foram realizados 613.251 testes rápidos e 178.417 testes de PCR para Covid-19.

Auxílio Emergencial

O presidente Jair Bolsonaro disse no dia 25 que a segunda rodada de pagamentos do auxílio emergencial começará no dia 4 ou 5 de abril. Fez o anúncio em transmissão ao vivo nas suas páginas oficiais nas redes sociais. “O auxílio emergencial começa no início da semana que vem. No dia 4 ou 5 começa o pagamento de mais 4 parcelas do auxílio emergencial, que já é o maior programa social do mundo”, disse.

Vacina brasileira

O anúncio ontem de uma vacina brasileira a ser produzida pelo Instituto Butantan teve repercussão muito positiva e um diferencial que também merece comemoração: a possibilidade de ser ministrada em dose única para já ter eficácia. Leia reportagem na página C4 desta edição.

Comércio

A exemplo das demais grandes cidades da região, Marabá teve de anunciar ontem nova medidas de controle social para conseguir combater a covid-19 e diminuir a pressão sobre os hospitais. O prefeito Tião Miranda fugiu da decretação de lockdown, mas restringiu o comércio em geral (menos o essencial), fechando as lojas por oito dias.

Manifestação

Uma grande parcela dos comerciantes ficou na bronca com a decisão do poder público e promete promover uma manifestação neste sábado, com carreata para expor a insatisfação. A mobilização está marcada para às 9 horas em frente ao Aeroporto, no estacionamento de uma loja, de lá o grupo sai pela cidade. O nome do evento é “Carreata Marabá não pode parar”.

De outro lado

Outra parcela do empresariado apoiou a medida ao considerar que foi menos severo do que poderia ter sido e engloba justamente a Semana Santa, onde já há um feriado natural e o comércio tem menor movimento.

Faturamento bilionário

Principal grupo supermercadista do Maranhão e, agora, também um dos maiores do Pará, o Mateus acaba de tornar público o seu balanço financeiro referente ao quarto trimestre 2020 e o balanço anual. A receita bruta atingiu exatos R$ 14,4 bilhões no ano, o maior nível da história, com um crescimento de 44,9%. O lucro líquido atingiu R$ 776 milhões. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha do Maranhão.

E segue crescendo

Em 2020, o grupo registrou recorde de inaugurações, ao todo foram 39 lojas abertas, sendo 18 no Maranhão, 16 no Pará e cinco no Piauí. Quatrorze lojas foram inauguradas somente no quarto trimestre. O Mateus fechou o ano com 159 lojas em pleno funcionamento.

Comentários

Repórter Correio

Novo livro O aclamado e premiado autor paraense Salomão Larêdo confirmou ontem ao Repórter Correio que o lançamento da sua…

Repórter Correio

Covid em Marabá A vacinação da população adulta em geral (até agora maiores de 25 anos, parcialmente) parece já vir…

Repórter Correio

Mais um aeroporto? Marabá e Carajás podem perder em breve o status de únicos aeroportos do sul e sudeste do…

Repórter Correio

Violência Mais um passo foi dado para aprimorar o combate à violência contra grupos vulneráveis no Pará. Para dar celeridade…

Repórter Correio

Alívio e esperança Marabá completou nesta segunda-feira três dias sem mortes por covid-19. Os números em relação a pacientes graves…

Repórter Correio

Covid no Pará O Pará registrava até esta sexta-feira (16) um total de 566.006 casos de Covid-19 e 15.815 mortes…