Correio de Carajás

Repórter Correio

Feriado nacional

Hoje é dia de mais um feriado nacional e religioso, o Corpus Christi. Trata-se de uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.

Em Marabá

Leia mais:

Aqui na cidade, da parte da Diocese, vão ser várias as celebrações. Na Paróquia de São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, a solenidade deste dia 8 de de junho tem como tema: “Dai-lhe vós mesmos de comer” (Mt 14, 16). A programação inicia com: Exposição do Santíssimo, na Igreja de São Félix; confecção de tapetes, das 8 às 17 horas; Oração do Santo Rosário na Praça de São Félix de Valois, às 18 horas e Santa Missa às 19 horas.

Nos aeroportos

A Infraero divulgou a previsão de movimento nos aeroportos no Brasil durante o “feriado prolongado” de Corpus Christi, no período de 7 a 12 de junho, com voos comerciais regulares. No Pará, estima-se que 71.191 mil passageiros passem pelos cinco principais aeroportos do estado, que fazem parte da rede Infraero: Pará, Belém, Carajás, Altamira e Santarém. Dentro do estado, o aeroporto com maior movimento é o de Belém, com 54.068. Na sequência estão Marabá, com 6.869; Santarém, com 5.571; Carajás com 2.907, e Altamira com 1.776. Nos cinco estados houve aumento do número de passageiros em relação ao ano passado.

Nos aeroportos II

Nos 21 aeroportos da Rede Infraero do Brasil a estimativa de circulação de quase 750,3 mil passageiros. O número é 34% maior em relação ao movimento registrado do ano passado, quando 560,7 mil pessoas embarcaram e desembarcaram nestes terminais entre os dias 15 e 20 de junho. Estão previstos também 5.668 pousos e decolagens no período, 24% superior em relação aos 4.559 voos feitos em 2022.

Sem expediente

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará informou que não haverá expediente nesta quinta-feira, 8 de junho de 2023, em razão do feriado de Corpus Christi. Com relação à sexta-feira, 9 de junho de 2023, a Portaria n.º 22242/2023, do TRE do Pará, determina a suspensão do expediente neste dia. A jornada será compensada no período de 12 a 30/06/2023, apenas nos dias úteis e no máximo até as 17h. Os prazos processuais que iniciem ou encerrem nestas datas (8 e 9 de junho de 2023) ficam prorrogados para o primeiro dia útil seguinte.

Sem expediente II

Os serviços online seguem disponíveis no nosso site oficial a partir da aba “Atendimento Online”. O expediente e o atendimento presencial retornarão ao normal na segunda-feira (12) na sede do Tribunal, no Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE) e nos cartórios eleitorais em todo o estado.

Encomenda ‘salgada’

O Pará irá aplicar a cobrança de uma alíquota de 17% de Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em todas as aquisições dos consumidores. Sejam elas feitas na Shopee, Shein, AliExpress e demais plataformas estrangeiras para continuarem sendo vendidas na região. A decisão foi confirmada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefa). Em nota, o órgão explicou que a decisão segue “a orientação do Comsefaz”.

Encomenda ‘salgada’ II

No último dia 1º de junho, o Comitê Nacional de Secretarias de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) já tinha vencido por unanimidade a decisão de implementar a nova regra em todo o país. A taxa só entrará em vigor quando for firmado um convênio de ICMS para implementar a mudança nos Estados. Os grupos técnicos dos Estados e da União devem se reunir nos próximos dias para pensar nos detalhes. Se um produto antes custava R$ 100, com a tributação de 17%, o consumidor passará a comprar por R$ 117. Atualmente, o ICMS aplicado em compras online internacionais varia de acordo com o Estado.

Menos desmatamento

O desmatamento caiu 31% na Amazônia Legal, no acumulado de janeiro a maio de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e coletados a partir do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), disponível na plataforma TerraBrasilis. Foram 1.986 quilômetros quadrados (km²) de área desmatada nos primeiros meses deste ano contra 2.867 km² de área desflorestada entre janeiro e maio de 2022. Esse número representa uma reversão da tendência de desmatamento, que chegou a aumentar 54% no segundo semestre do ano passado.