Correio de Carajás

Repórter Correio

Segurança

Ao contrário do que temiam os torcedores do Águia de Marabá, as notícias são de que a segurança nos bastidores da final do Campeonato Paraense de 2023 foi primorosa, com a Polícia Militar muito bem organizada e impedindo qualquer situação tensa aos visitantes. Marabaenses que estiveram no Baenão, em Belém, elogiaram o esquema de segurança.

Pegou mal

Leia mais:

O Palácio do Planalto decidiu, de última hora, transformar a viagem ao Brasil do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em uma visita oficial. A princípio, o venezuelano participaria apenas da reunião de presidentes dos países da América do Sul, agendada para esta terça-feira, 30 de maio, no Palácio do Itamaraty. Com a mudança, Maduro receberá as honras de um chefe de Estado ao chegar ao Brasil, o que inclui subida à rampa do Palácio do Planalto, passando em visita às tropas, fotografia oficial, cumprimento das delegações e almoço ou jantar no Palácio do Itamaraty.

Pegou mal II

Em algumas ocasiões, quando o nível da visita é de Estado, a chegada do chefe de governo ao prédio do Planalto é recebida também com salva de tiros e hasteamento das bandeiras do Brasil e do país do presidente visitante. Parlamentares de oposição criticaram duramente a pompa dedicada a Maduro e mesmo o fato dele ser recebido no Brasil.

Condenado

A Justiça do Pará, por meio da Vara Criminal de Redenção, condenou a 23 anos e 4 meses de prisão, em regime inicial fechado, Lucas Rodrigues Barbosa. O réu foi apontado como o autor do assassinato do humorista e influenciador paraense Rodrigo Pereira de Carvalho. Lucas Barbosa foi preso em 26 de setembro de 2022 na cidade de Coração de Maria, a cerca de 110 quilômetros de Salvador, na Bahia.

Condenado II

O corpo do humorista paraense foi encontrado no dia 4 de setembro de 2022, em um terreno baldio atrás de uma casa de festas, no setor Santos Dumont, em Redenção. A polícia assegura que a vítima foi assassinada com golpes de um “instrumento contundente”, sem especificar o que seria esse objeto.

Falta qualificar

Pesquisas nacionais têm mostrado que o desemprego no Brasil, com taxa de 8,8%, não diminui a dificuldade de contratação em áreas e setores específicos da indústria. Diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no Pará, Dário Lemos, destaca que até o ano de 2025, o Pará precisará qualificar 162,6 mil pessoas em ocupações industriais.

Falta qualificar II

Os números são do Mapa do Trabalho Industrial, divulgado no ano passado pelo Observatório Nacional da Indústria, órgão vinculado à Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Um dos diferenciais é a projeção da demanda por formação a partir do emprego estimado para os próximos anos. Até 2025, o Pará terá de qualificar 162,6 mil pessoas em ocupações industriais, em 25 áreas”, disse o diretor regional do Senai, Dário Lemos.

Setores

O estudo do ‘Observatório’ considera o contexto econômico, político e tecnológico. “No Pará, até 2025, as áreas que mais vão demandar profissionais qualificados são a Construção Civil, Metalmecânica, Logística e Transporte, Alimentos e Bebidas, Refrigeração e áreas transversais, que atendem mais de um segmento industrial”, assinalou Dário. Ele acrescentou que merece destaque o setor da mineração com demandas por profissionais em diferentes áreas da cadeia produtiva. Para contribuir com a qualificação da mão de obra paraense, o Senai promove cursos em cinco modalidades: iniciação profissional, aprendizagem industrial, qualificação profissional, aperfeiçoamento profissional e habilitação técnica.

Agricultura familiar

O Pará tem aproximadamente 300 mil agricultores familiares. A estimativa é da recém-criada Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), iniciativa do Governo do Pará voltada ao fortalecimento do trabalho do setor responsável por grande parte dos alimentos que chegam à mesa dos paraenses. A Seaf tem ainda a missão de incentivar a produção de alimentos saudáveis e acessíveis.

Censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) encerra neste domingo (28) a etapa de apuração de dados do Censo Demográfico 2022. Entre as ações finalizadas está a coleta de informações. O IBGE estima que, daqui a um mês, em 28 de junho, ocorrerá a divulgação dos resultados preliminares da pesquisa nacional. O plano do IBGE é chegar até o fim de dezembro com cerca de 80% a 90% do censo divulgados.