Correio de Carajás

Repórter Correio 26/11/19

Fenômeno futebol

Tal qual um jogo da Seleção numa copa do mundo, a final da Copa Libertadores da América com o Flamengo causou uma enorme movimentação em Marabá. Só na Orla, onde a Prefeitura Municipal instalou um telão, na Praça São Félix, o público foi estimado em milhares de pessoas. O poder dessa aglomeração foi percebido com enorme força na hora dos gols do time brasileiro, responsável por uma euforia e gritaria generalizada naquele local.

Fenômeno futebol II

Leia mais:

Mexeu também com a economia local. Supermercados estiveram lotados na manhã de sábado, com compras fartas para o churrasco em família ou com os amigos. As filas nos caixas denunciavam isso. Os lojistas que tinham camisas e bandeiras do Flamengo viram os estoques esgotarem. Sem falar nos ambulantes, sobretudo os vendedores de bebidas, comemoraram a valer as vendas nos pontos de aglomeração.

Carteira de estudante

O Ministério da Educação lançou ontem (25) o aplicativo ID Estudantil, carteira de estudante virtual que, a exemplo da fornecida pelas entidades representativas dos alunos, dá direito a benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Para obter o documento é necessário, antes de tudo, que a instituição de ensino à qual o estudante está vinculado insira os dados dele no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Carteira de estudante II

Caso a instituição já tenha feito o cadastramento, caberá ao aluno baixar o aplicativo ID Estudantil no celular e fazer seu cadastro pessoal. “Os alunos que não conseguirem se cadastrar devem procurar suas instituições de ensino e pedir que elas se cadastrem junto ao MEC”, disse o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes, durante a cerimônia de lançamento do ID Estudantil.

Cosanpa

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) anunciou ter concluído as ligações domiciliares da rede de esgoto de Marabá. Nesta terça-feira (26), a comitiva de engenheiros e a presidência da Cosanpa vão vistoriar o que foi feito e iniciar o tratamento de esgoto no Núcleo Cidade Nova, que atende os bairros Amapá, Centro, Novo Horizonte e Laranjeiras.

Estação

Com o investimento de R$ 117 milhões, foram construídas a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade para atender 7.504 habitantes, três elevatórias de esgoto com 35,87 quilômetros de rede coletora, e cerca de 2 mil ligações intra-domiciliares.

Esgotamento sanitário

A Cosanpa também afirma que a partir de agora, 3,6% da população está sendo atendida. A meta é chegar a 17,95% até o fim de 2020 com a ampliação da rede. Os recursos de R$ 61 milhões já foram garantidos pelo Governo do Estado do Pará e pela Ouvidoria Geral da União (OGU) e a ampliação da obra está em fase de licitação.