Correio de Carajás

Repórter Correio 26/05/2020

Sem ônibus

As empresas de transporte intermunicipal ainda não retomaram as viagens entre Marabá e Belém e no sentido inverso. Pelo menos não, oficialmente. Ontem, numa passada pelos guichês, os atendentes informavam que ainda não foi autorizado o retorno, mesmo com o fim do lockdown na capital do Pará. A quem se demonstra mais apressado por essa viagem, a dica que é dada por eles é de pegar um dos dois micro-ônibus que saem diariamente para Moju. E de lá tentar outro transporte para Belém.

No avião

Leia mais:

Já quando o assunto é via aérea, o CORREIO já havia confirmado a volta da Azul, com voos MAB-BEL-MAB nas terças, quintas e sábados. É bom destacar que a depender da brevidade ou não da compra, um trecho pode sair por nada menos que R$ 800. Para constar, a Latam está operando BSB-MAB-BSB uma vez por semana, às terças. A Gol não retomou suas operações.

Faculdades particulares

Com a pandemia do novo coronavírus, a taxa de inadimplência nas instituições de ensino superior do País superou os 70% e o número de estudantes que trancaram a matrícula ou desistiram do curso subiu 32,5% no mês de abril em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira, 25, pelo Semesp. A entidade, que representa mantenedoras de ensino superior do País, projeta que, se a situação continuar, 21% das instituições podem não conseguir quitar a folha de pagamento de junho.

Faculdades particulares II

Os dados de inadimplência e evasão correspondem a 146 instituições de ensino superior e são referentes a cursos presenciais e EAD. O atraso de mensalidades foi de 26,3% ante 15,3% em abril do ano passado. Na modalidade presencial, o aumento atingiu 75,8%. No caso de EAD, saltou de 15,4% para 23,2%.

Supermercadista

Diretor do maior grupo supermercadista do Pará, Oscar Rodrigues postava ontem sobre seu otimismo de que o pior já esteja passando, em relação à pandemia. De quebra revelou que dos 14 mil colaboradores da empresa, mais de 65% foram contaminados e que 98% destes já estão recuperados.

À Distância

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, através da Diretoria de Ensino e Instrução (DEI), com apoio da Diretoria de Serviços Técnicos (DST) e da Academia Bombeiro Militar (ABM), iniciou o Curso de Análise e Vistoria Técnica – CAVT/2020, que foi adaptado para a modalidade à distância. É a primeira vez que a corporação realiza um curso, de nível técnico, neste formato.

À Distância II

O objetivo do curso é preparar e habilitar Oficiais, Aspirantes a Oficiais e Praças Bombeiros Militares ao exercício do serviço de atividade técnica, com base nas normas técnicas vigentes na Corporação, bem como apresentar aos alunos, a base do conhecimento técnico específico da Segurança Contra Incêndio e Emergência em ações proativas de risco; habilitar os alunos a realizar Análise de Projetos de Segurança Contra Incêndio e Emergência de edificações e habilitar os alunos a realizar Vistorias em Sistemas de Segurança Contra Incêndio e Emergência em edificações e Áreas de Risco.