Correio de Carajás

Repórter Correio 25/06/2020

Esperança

O boletim diário sobre o novo coronavírus em Marabá ontem (24), em meio a tantas notícias tristes nos últimos tempos, trouxe um dado alentador: de que apenas 33 dos 84 leitos de UTI disponíveis em Marabá neste período de pandemia estão ocupados. Ou seja, 39,2%. Destes 19 são pacientes da região e 14 de Marabá. Ainda é um número alto de pacientes críticos, mas menor que em outros momentos e que significa que a capacidade de atendimento ainda é folgada.

Estoque baixo

Leia mais:

De outro lado, o estoque de sanguíneo do Hemocentro Regional de Marabá (Hemopa) está muito baixo e preocupa bastante. Os doadores antes fieis e os mutirões de doação sumira, diante da pandemia, e já provocam impacto. A informação foi divulgada ontem pela gerente do órgão, Regiane Izaías, em entrevista à Rádio Correio FM. Ela promoveu um apelo à comunidade, de que retome a voluntariedade.

Força Nacional

O Ministério da Justiça prorrogou por mais 180 dias o uso da Força Nacional nos estados do Pará, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Paraná. A portaria é para a cumprir as metas do projeto Em Frente Brasil, que quer combater a criminalidade violenta no país. Ontem, os homens da força eram vistos atuando junto à Operação Verde Brasil II nas rodovias na entrada e saída de Marabá.

Força Nacional II

A escolha das localidades foi baseada nos índices de violência e vulnerabilidade social. Para isso, foram levados em consideração os números de homicídios dolosos ocorridos entre os anos de 2015 e 2017, além da situação fiscal do estado e do comprometimento das gestões nos estados e municípios para a adesão ao projeto.

Católicos

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Novo Horizonte, realizou uma live muito divertida na noite de ontem (24), em homenagem a São João Batista. Foi no estilo festejo, com muita música e sorteio de brindes aos internautas. À frente o Frei Ronaldo. O bispo diocesano, dom Vital Corbelini, também participou de forma breve, com uma mensagem aos católicos.

Igrejas

Por falar em igreja, dom Vital relembrou, em sua mensagem, que as igrejas católicas retomam suas missas presenciais a partir do dia 1º de julho, seguindo o que determina o último decreto do Município. Disse que seguirá à risca limitação de apenas 30% da ocupação. Quem não conseguir assistir de dentro da igreja poderá continuar acompanhando online, pelas redes da Pastoral de Comunicação.

CTA

O Centro de Testagem e Aconselhamento / Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) de Marabá tem atualmente 2989 pacientes de HIV/AIDS cadastrados e acompanhados pelo órgão. Apesar das limitações impostas pela quarentena, o monitoramento de todos os processos necessários para o acompanhamento desses usuários, tanto na questão de consulta ambulatorial, realização de exames, carga viral e dispensação médica estão funcionando.

CTA II

Ficaram suspensos, temporariamente, apenas os testes rápidos itinerantes, mas permaneceram os atendimentos para gestantes e pessoas com casos reagentes de HIV, sífilis e hepatites virais. Também estão sendo atendidos casos de início de tratamento antirretroviral e atendimento para pessoa em profilaxia pós-exposição e vítima de violência sexual. A farmácia funciona normalmente. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde.