Correio de Carajás

Repórter Correio

Fim do mistério

Depois de um bom período sem um líder do governo na Câmara Municipal de Marabá, o CORREIO levantou que o prefeito Tião Miranda já tem um ungido: será o vereador de primeiro mandato Aerton Grande. Ofício do gabinete deverá chegar à Presidência da CMM com tal designação. O último que respondeu pela função foi justamente o atual presidente da Casa, Alécio da Palmiteira.

Situação de Emergência

Leia mais:

Os municípios de Itupiranga e Água Azul do Norte foram reconhecidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, como áreas em situação de emergência devido às chuvas constantes. As portarias que oficializam a medida foram publicadas na edição desta sexta-feira (31) do Diário Oficial da União (DOU). Agora, o Estado conta com 17 municípios em situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal.

Situação de Emergência II

Até então, os municípios que estavam listados no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2ID) eram: Abaetetuba, Acará, Aveiro, Bujaru, Bom Jesus do Tocantins, Igarapé-Açu, Oriximiná, Rurópolis, São Geraldo do Araguaia, Pacajá, Trairão, Jacareacanga, Mojuí dos Campos, Marabá, Placas e Xinguara. O Brasil tem, no momento, mais de 1,6 mil municípios com reconhecimento federal de situação de emergência vigente devido a desastres. Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

IPVA

Até segunda-feira, dia 3 de abril, será possível pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com desconto para motoristas que não têm multas de trânsito. Os proprietários de veículos com final de placas de 74 a 94, sem infrações nos dois últimos anos, pagam 15% a menos sobre o valor do IPVA. O desconto é de 10% para quem não recebeu multas no ano passado e 5% nas demais situações. São três opções de pagamento do IPVA: antecipação em parcela única, com desconto; parcelamento em até três vezes antes do vencimento, sem desconto, ou pagamento integral junto com o licenciamento, sem desconto.

IPVA II

Para antecipar o pagamento do IPVA em três parcelas, deve-se observar a data no calendário anual, disponível no site da Sefa. Do total de IPVA arrecadado, 50% ficam para o Estado e 50% são destinados ao município onde o veículo é licenciado. Recolhimento Para pagar o IPVA, é necessário emita o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) no Portal de Serviços da Sefa.

Idoso resgatado

Um idoso de 84 anos com Alzheimer foi resgatado em área de mata após ficar quatro dias desaparecido em Concórdia do Pará, no nordeste do estado. Um cão farejador ajudou a achar o idoso em uma mata fechada dentro de uma fazenda. Segundo a Polícia Militar, o idoso estava há dias sem comer. Ele recebeu primeiros socorros e foi levado para uma unidade de saúde para tratamento. Agentes do Batalhão de Ações com Cães (BAC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram as buscas.

Leilão

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) realizou nos últimos dois dias o 3º Leilão Virtual da instituição e disponibiliza 743 veículos. Eram lances entre R$100 e R$ 21 mil. Poderiam ser arrematados carros de passeio, motocicletas, caminhões, ônibus, dentre outros que estão no parque de retenção do órgão, em Belém, em Itaituba, Marabá, Parauapebas e Santarém.

Consumo

O encarecimento da carne nos últimos anos deixou consequências na alimentação dos brasileiros. No ano passado, o consumo de carne bovina atingiu 24,2 quilogramas (kg) por habitante, o menor nível desde 2004. O relatório foi divulgado pela Consultoria Agro do Banco Itaú BBA. Segundo o documento, foi o quarto ano seguido de queda no consumo per capita (por habitante).

Consumo II

Segundo o relatório, o consumo caiu mesmo com a produção de carne bovina tendo subido 6,5% no ano passado. Em 2022, foram abatidas 29,8 milhões de cabeças, alta de 7,5% em relação a 2021, mas o peso médio menor das carcaças fez a produção de carne aumentar em ritmo menor. A alta da produção, no entanto, não se refletiu em preços mais baixos ao consumidor, com o excedente sendo exportado. Do total de 7,9 milhões de toneladas de carne bovina produzida, 65% (5,2 milhões de toneladas) foram consumidas no mercado interno e 35% (2,85 milhões de toneladas) foram vendidas ao exterior. As exportações cresceram 23,8% sobre 2021.