Correio de Carajás

Repórter Correio 24/11/2018

Desmatamento

O desmatamento na Amazônia aumentou 13,7% entre agosto de 2017 e julho deste ano. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (23) pelos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A área total desmatada alcançou 7,9 mil quilômetros quadrados (km²), enquanto no período anterior o desmatamento foi de 6.947 km². Os estados que apresentaram os índices mais elevados de desmatamento foram: Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas.

Desmatamento II

Leia mais:

Os ministérios esclarecem que, apesar de ter aumentado em relação ao ano passado, o desmatamento registrado neste ano foi reduzido em 72% em relação à taxa de 2004, quando o governo federal iniciou o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm). O resultado também representa 60% da meta prevista na Política Nacional sobre Mudança do Clima. A medição do território desmatado é feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes).

Satélite

As imagens do satélite registram as áreas em que a cobertura florestal primária foi completamente removida em mais de 6,25 hectares, independente da finalidade. Dados preliminares do Ibama e do Sinaflor mostram que, em 2018, a área autorizada para supressão vegetal foi de 615 km², enquanto no ano anterior foi de 499,7 km². O levantamento aponta ainda que foi autorizada a exploração de 12.891.252 metros cúbicos (m³) de madeira em tora. Deste total, 8.583.159 m³ foram explorados.

Ministério Público

Os membros do Colégio de Procuradores de Justiça marcou para a próxima sexta-feira, dia 30, às 10 horas, uma sessão extraordinária para eleger o novo ouvidor-geral do Ministério Público do Pará. O ocupante do cargo responderá pelo biênio 2018-2020.

Justiça Federal

A Justiça Federal no Pará já está contando com um Centro de Inteligência que terá, entre seus objetivos, monitorar o ajuizamento de demandas judiciais repetitivas ou de massa, além de acompanhar os temas que apresentam maior número de controvérsias e propor medidas preventivas e projetos de soluções alternativas de conflitos para resolver litígios com maior rapidez.

Handebol Paraense

Será em Parauapebas, nos dias 29 e 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, a disputa das finais das categorias Adulto e Juvenil, do Campeonato Paraense de Handebol. A escolha da cidade leva em conta o vencedor do último campeonato, que é de Parauapebas. Depois das disputas das etapas regionais, 10 equipes chegam para esta fase. A organização é da Federação de Handebol do Estado do Pará (Fhepa).