Garimpo ilegal
Imagens divulgadas pela ONG Greenpeace mostram de forma assustadora o avanço dos garimpos ilegais dentro das terras indígenas Mundurukus, no sudoeste do Pará. A área atingida seria de quase 1.500 campos de futebol. É uma sequência de crateras no meio da floresta. Ao redor, acampamentos e a presença de máquinas escavadeiras. Os rejeitos do garimpo ilegal desaguam em rios importantes.
Raoni
Leia mais:Um grupo de antropologistas e ambientalistas propôs a indicação do líder indígena Raoni Metuktire, do povo Caiapó, como candidato ao prêmio Nobel da Paz de 2020 por seu trabalho voltado para a proteção da Floresta Amazônica. Raoni, ícone dos povos indígenas da Amazônia, tornou-se internacionalmente conhecido como um defensor do meio ambiente na década de 1980 com o cantor Sting ao seu lado.
Raoni II
Aos 89 anos de idade, Raoni voltou à luta neste ano para buscar ajuda para o fim das queimadas que estão destruindo a floresta. A Fundação Darcy Ribeiro anunciou que propôs formalmente o nome de Raoni para a indicação ao comitê norueguês do Nobel, responsável pela escolha dos vencedores da premiação anual.
Nota triste
O falecimento prematuro do repórter José Neves Santos Filho, da TV Liberal, foi lamentado por todos os colegas de Imprensa da região, também aqui pelos do Grupo Correio. Fora o sofrimento de familiares e amigos próximos, o jornalismo regional sofre importante baixa visto que o jovem de 36 anos era um profissional ativo e de muito talento. O jornalismo paraense está em luto.
Novo uniforme
Conforme anunciou previamente o CORREIO, a Polícia Militar do Pará já está nas ruas com uniforme em nova cor desde o último dia 20. A população percebeu a mudança, que envolve fardamento agora na cor azul petróleo em substituição ao verde folha. A mudança faz parte do novo Regulamento de Uniformes da corporação, aprovado no fim do ano passado, e considerou, principalmente, o resultado de uma pesquisa de opinião interna sobre a cor do uniforme operacional: 95% do efetivo da corporação escolheu a cor azul petróleo.
Novo uniforme II
Além de descrever todas as peças e o novo fardamento, o atual Regulamento de Uniformes da Polícia Militar (RUPM) também organiza e disciplina o uso de calçados, insígnias, distintivos, condecorações e acessórios especiais da corporação. O comando da Polícia Militar ressalta que a mudança da cor do uniforme de instrução não implicará em nenhum custo adicional aos cofres públicos.