Trem bloqueado
O governo do Estado do Pará proibiu nesta segunda-feira (23) a entrada de um trem de passageiros na mineradora Vale em território paraense. A medida foi anunciada pelo governador, Helder Barbalho, no perfil seu oficinal no Twitter. “Acabamos de proibir a entrada de um trem com passageiros da empresa Vale no Pará! Ele ficará retido na cidade de Açailândia, no Estado do Maranhão”, diz o tweet. Como medida para reforçar os cuidados para reduzir a circulação do novo coronavírus no Pará, o governador determinou na sexta-feira (20) o fechamento por via marítima e terrestre das divisas do Estado.
Trem bloqueado II
Leia mais:Procurada pelo Jornal CORREIO, a mineradora Vale informou ter cumprido a determinação do Governo do Pará e encerrado a viagem do trem. “Os passageiros que tinham como destino as cidades paraenses atendidas pelo trem serão ressarcidos do valor pago e poderão retornar aos pontos de embarque de origem utilizando o próprio Trem de Passageiros da EFC, que voltará para São Luís ainda hoje à noite (segunda). Os passageiros terão, ainda, a possibilidade de remarcar as passagens para outra data”, disse a Vale em nota. Por este motivo, também não partirá trem de passageiros do Pará nesta terça-feira (24).
Doação de kits
Por falar em mineradora Vale, a empresa anunciou também ontem ter fechado a compra de 5 milhões de kits de testes rápidos para o novo coronavírus (Covid-19) para ajudar o Governo brasileiro no combate à disseminação da doença no país. Os testes, que permitem ter um resultado em apenas 15 minutos, foram comprados na China e serão entregues ao Governo brasileiro. A estimativa é de que a primeira remessa, de 1 milhão de kits, seja entregue pelo fornecedor à Vale na China na próxima sexta-feira, 27 de março, chegando no Brasil no início da semana seguinte.
Doação de kits II
Os 4 milhões restantes têm sua entrega prevista pelo fornecedor chinês até meados de abril. A quantidade adquirida pela Vale representa metade das unidades que o Ministério da Saúde avalia necessitar neste momento. “A Vale oferece essa ajuda à sociedade brasileira em um momento em que o País se une pela saúde e segurança das pessoas. Estamos lançando mão da nossa rede de logística na Ásia para trazer ao Brasil insumos que poderão fazer a diferença na vida das pessoas”, diz Eduardo Bartolomeo, diretor-presidente da Vale.
Comitê
O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde em Marabá, implantou na unidade um Comitê de Gerenciamento do coronavírus (Covid-19). A ação tem como objetivo desenvolver ações preventivas contra a pandemia da doença, e definir as medidas que serão executadas na instituição.