Correio de Carajás

Repórter Correio

Nova ponte

A Vale finalmente revelou os nomes das empreiteiras que vão assumir a obra de construção das duas novas pontes: uma rodoviária e outra ferroviária no Rio Tocantins, em Marabá. Será um consórcio formado pelas construtoras mineiras Engetec e Barbosa Mello. Esta última, aliás, já é prestadora de serviços para a mineradora, tendo escritório em Canaã dos Carajás. A obra, bilionária, visa ampliar a capacidade de escoamento de minério da Estrada de Ferro Carajás.

Nova sede

Leia mais:

Caravanas de maçons aqui do sul e sudeste Estado estão rumando para Belém, onde na noite deste sábado (18) ocorre a inauguração da nova sede da Grande Loja Maçônica do Pará (Glepa). Grão-mestres de potências maçônicas de todo o Brasil também estão vindo prestigiar o colega Edilson Araújo, grão-mestre paraense e grande artífice da obra. A Glepa muda do centro de Belém, para um espaço mais confortável, melhor distribuído e completo na Travessa do Chaco, no Bairro do Marco.

Crimes de guerra

O Tribunal de Haia emitiu, nesta sexta-feira (17/3), um mandato de prisão contra Vladimir Putin, acusado de ser responsável por crimes de guerra na Ucrânia. O presidente russo é acusado de deportações e transferências ilegais de crianças de áreas ocupadas na Ucrânia por forças russas. “Há motivos razoáveis para acreditar que o sr. Putin tem responsabilidade criminal individual pelos crimes mencionados”, disse o tribunal em comunicado. Além do presidente da Rússia, a Comissária para os Direitos da Criança do Gabinete do Presidente da Federação Russa, Maria Alekseyevna Lvova-Belova, foi acusada dos mesmos crimes de guerra.

Universidade

A exemplo do que aconteceu com a sede da Unifesspa, no Cidade Jardim, a Unidade II em Marabá também receberá um moderno e completo Restaurante Universitário. O reitor Francisco Costa visitou ontem a obra e postou que a previsão de inauguração é para o final de 2023.

Apoio estadual

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou que vai enviar tropas para auxiliar as ações de segurança no Rio Grande do Norte, estado que está sob ataques criminosos que já atingiram pelo menos 45 cidades potiguares em quatro dias. “O Pará vai ajudar o Rio Grande do Norte, enviando 60 homens das tropas especializadas da Polícia Militar para apoiar as ações de segurança pública em várias cidades do estado, que desde a última terça-feira, estão sendo alvos de ataques realizados por facções criminosas”, afirma Helder.

Sequestro

Foi liberado na tarde desta quarta-feira (15) um empresário vítima de sequestro na cidade de Igarapé-Miri, no nordeste do Pará. O homem passa bem e já está com a família, informou a Polícia Civil. O crime ocorreu nesta última terça-feira (14), quando o empresário saía de casa para trabalhar. Além dele, outras duas pessoas, vítimas do mesmo crime, foram liberadas ainda na terça. Segundo a PC, no início da noite de quarta, agentes policiais localizaram dois sequestradores envolvidos no crime. Em confronto com a polícia em São Caetano de Odivelas, os criminosos foram feridos e não resistiram.

Risco

A navegação em um trecho de rio em Abaetetuba, no nordeste do Pará, foi proibida por conta de risco de queda de uma torre de energia. A estrutura tombou após deslizamentos de terra na cidade em fevereiro, que também atingiram casas em dois bairros da cidade paraense. A cidade está em situação de emergência.

A proibição pela Capitania dos Portos foi feita a pedido da Prefeitura de Abaetetuba, confirmou a administração municipal ao g1 na manhã desta sexta-feira (17).

Risco II

Mais de 100 famílias foram atingidas pelos deslizamentos em fevereiro e o governo estadual decretou situação de emergência. Nesta semana, a Defesa Civil informou que aumentou a área de risco e isolamento nos bairros São José e São João.

IPVA

Até o dia 20 de março é possível pagar o Imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA/2022), com desconto, para motoristas que não têm multas de trânsito. Os proprietários de veículos com final de placas 04 a 34, sem multas nos dois últimos anos, pagam 15% a menos sobre o valor do IPVA; 10% para quem não recebeu multas no ano passado e 5% de desconto nas demais situações.

IPVA II

São três opções de pagamento do IPVA: antecipação em parcela única, com desconto; parcelamento em até três vezes antes do vencimento, sem desconto, ou pagamento integral junto com o licenciamento, sem desconto. Para antecipar o pagamento do IPVA em três parcelas deve-se observar a data no calendário anual, disponível no site Sefa. Do total de IPVA arrecadado, 50% ficam para o Estado e 50% são destinados ao município onde o veículo é licenciado. Os valores do IPVA 2022 tiveram reajuste médio de 11%.

Recolhimento

Para recolher o IPVA emita o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) no Portal de Serviços, acesse, aqui. O pagamento é na rede bancária autorizada junto a Sefa: Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal, (CEF), além das casas lotéricas. O DAE não pode ser recolhido em pix, cartão de crédito ou débito.