Correio de Carajás

Repórter Correio 23/01/2020

Sisu

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai auxiliar pessoas com deficiência no processo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2020). Os candidatos com deficiência que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2019, e desejam concorrer a uma vaga em qualquer instituição de ensino superior do país, por meio do Sisu, podem procurar a equipe especializada do Naia ao longo do período de inscrição, que segue até 24 de janeiro. O horário de atendimento é de 8h às 12h e de 14h às 17h30. O Naia funciona na Unidade 1 do Campus Marabá, localizada na Folha 31, Bairro Nova Marabá.

Mestrado em Letras

Leia mais:

O Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), oferecido em rede nacional, está com inscrições abertas na Universidade do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) até o próximo dia 3 de fevereiro. A instituição de ensino superior oferta, no campus de Marabá, 16 vagas para a turma 2020.

Mestrado em Letras II

A inscrição é feita somente via internet, acessando o site da Comissão Permanente de Processos Seletivos (COMPERVE). Quem desejar solicitar a isenção da taxa de R$ 90 pode fazer o pedido até o dia 17 de janeiro. Para concorrer às vagas, é preciso preencher o formulário de acordo com as instruções, imprimir a GRU e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 4 de fevereiro, caso não tenha a isenção deferida.

Profissões em alta

Medicina, direito, engenharia, pedagogia e licenciaturas estão entre as carreiras mais procuradas por estudantes de 15 anos em 41 países. No Brasil, quase dois a cada três estudantes pretendem seguir as dez profissões mais citadas no questionário do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2018 por aqueles que fizeram as provas.

Profissões em alta II

Os resultados estão no estudo “Empregos dos sonhos? As aspirações de carreira dos adolescentes e o futuro do trabalho”, divulgado ontem (22) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A publicação analisa, entre outras, as respostas à pergunta: “Qual profissão você espera ter aos 30 anos de idade?”, feita aos participantes do Pisa. O levantamento analisa ainda os resultados dos países que participaram da edição do exame em 2000 e em 2018. “As aspirações profissionais dos jovens são importantes”, diz o estudo. “As aspirações de carreira dos adolescentes são um bom preditor dos empregos que os alunos podem ocupar quando adultos”, observa. A intenção é mostrar também como essas aspirações mudaram ao longo do tempo.

Juiz de garantias

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, decidiu nesta quarta-feira (22) suspender a aplicação do mecanismo do juiz de garantias pela Justiça, até o plenário da Corte julgar o mérito da ação. A decisão anula liminar proferida pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, que, na semana passada, suspendeu a aplicação das regras por seis meses. Toffoli chegou a criar um grupo de trabalho no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que também é presidido por ele, para discutir a implementação do juiz de garantias.