Correio de Carajás

Repórter Correio

Convite do rei

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi convidado pelo Rei do Reino Unido, Charles III, para fazer parte de um evento sobre biodiversidade no Palácio de Buckingham, em Londres. O encontro será no dia 17 de fevereiro, próxima sexta-feira. O governador afirmou que a agenda será importante para que o Governo do Pará mostre o seu compromisso com a Amazônia. Barbalho também pretende reforçar a candidatura de Belém para sediar a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).

Convite do rei II

Leia mais:

O evento vai tratar de um apoio global à biodiversidade e o governador reafirmou a importância da Amazônia para esse tema: “A Amazônia é a região com a maior biodiversidade do planeta, e por isso, é central nesta discussão”, disse via redes sociais.

Meia passagem

O cadastro de instituições de ensino e estudantes para emissão de meia-passagem intermunicipal iniciou nesta segunda-feira (13). A carteira Interpass é um direito garantido para alunos de graduação, pós-graduação e ensino técnico que estudam em cidades fora do domicílio. O uso do documento é exclusivo para deslocamento entre as cidades durante o período de aulas, inclusive aqueles do intervalar.

Meia passagem II

A emissão do Interpass é realizada pela Comissão Gestora da Meia Passagem Intermunicipal do Pará (Cogmep), que possui representantes da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA), de entidade estudantil e do Sindicato das Empresas de Transporte Intermunicipal, conforme o decreto estadual 2.123/2010. De acordo com Moisés Pinheiro, representante da Arcon-PA na Cogmep, devem ser emitidas cerca de 10 mil carteiras no primeiro semestre e cerca de 5 mil no segundo, em todo o Pará.

Vacinas bivalentes

Chegou ao Pará a primeira remessa de vacinas bivalentes contra a Covid-19. As doses são destinadas à continuação da campanha de vacinação que terá início no dia 27 de fevereiro no Pará e no Brasil inteiro.  Esta primeira remessa conta com 64.800 doses da vacina, que serão distribuídas para 56 municípios das mesorregiões do Sudeste Paraense e Baixo Amazonas. Até o dia 26 de fevereiro, o Pará receberá 600 mil doses do imunizante.

Vacinas bivalentes II

A distribuição das vacinas será feita de forma que todos os municípios estejam com as doses para serem aplicadas a partir do dia 27 de fevereiro, data instituída pelo Ministério da Saúde para que a campanha de vacinação bivalente seja iniciada. Nesta primeira fase da campanha a ordem dos grupos a serem vacinados será: primeiro, as pessoas com mais de 70 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas; segundo, pessoas de 60 a 69 anos de idade; terceiro, gestantes e puérperas; quarto, trabalhadores de saúde; e quinto, pessoas com deficiência permanente.

Reforço

A vacina bivalente é considerada uma dose de reforço, portanto, para receber o imunizante é preciso estar com o esquema vacinal básico em dia, tendo a última dose tomada há mais de quatro meses. Quem ainda não tiver iniciado o esquema vacinal ou estiver atrasado, deve buscar as vacinas monovalentes originais para estar apto a tomar a vacina bivalente quatro meses depois.

Efeito Carnaval

A movimentação de passageiros em cinco dos principais aeroportos do Pará (de Belém, Carajás, Altamira, Marabá e Santarém) no período do Carnaval 2023, ou seja, a partir desta sexta-feira (17) até o dia 23 deste mês, será de 79.424 pessoas, de acordo com dados levantados pela Infraero. No Brasil, os aeroportos da Rede Infraero com voos comerciais regulares deverão receber cerca de 838 mil passageiros durante o período momesco – esse número é 70% maior em relação ao movimento do ano passado, quando mais de 493 mil pessoas embarcaram e desembarcaram nos terminais da empresa, entre os dias 25 de fevereiro e 3 de março.

Efeito Carnaval II

Em Belém, de 17 a 23 deste mês, serao 445 voos e 60.587 passageiros; em Carajás, 22 voos e 2.798. Já em Altamira, serão 14 voos e 2.072 passageiros; em Marabá, estão previstos 50 voos e 6.766 passageiros. Serão 52 voos e 7.201 passageiros em Santarém, nesse período.

No Brasil

O volume de operações no Brasil também deve crescer: são esperados mais de 6 mil pousos e decolagens no período. A projeção é 61% superior ao fluxo de 2022. A expectativa da Infraero é de que o maior movimento seja registrado no dia 17 e entre os dias 22 e 23/02.