Correio de Carajás

Repórter Correio

Após reportagem

Após a veiculação da reportagem do CORREIO no último dia 20 de janeiro sobre a suspensão da verba federal mensal no valor de R$ 33.660,66 ao município de Marabá, o Ministério Público do Estado do Pará notificou a Secretaria Municipal de Saúde e solicitou informações sobre o assunto. A promotora de Justiça Aline Tavares Moreira deu um prazo máximo de cinco dias (a contar do dia 20 de janeiro) para que Mônica Borchart, atual secretária de Saúde, respondesse o ofício, informando quanto à adoção das providências necessárias para solucionar o problema.

Após reportagem II

Leia mais:

Vale lembrar que o repasse mensal foi suspenso porque Marabá não apresentou nos anos de 2018, 2019 e 2020 taxa de ocupação igual ou superior a 80% dos leitos voltados à saúde mental. A Prefeitura de Marabá tem um prazo de 90 dias para regularizar a documentação junto ao Ministério da Saúde. Caso isso não ocorra, o valor será cancelado e o município fica fora dos repasses do Governo Federal voltados à saúde mental. Na reportagem do CORREIO, a SMS respondeu questionando os critérios utilizados pelo Ministério para essa avaliação e alegando que a falta de internações é reflexo do sucesso da rede no atendimento.

Falsa fatura

No Pará, golpistas tentam enganar consumidores, que são induzidos a pagar faturas falsas de conta de água. Já a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) emitiu alerta nesta quarta-feira (25) quanto ao golpe. A empresa destaca que não autoriza pagamentos de faturas por meio de aplicativo, via pix, dinheiro em espécie, por transferência bancária ou cartão de débito. A Cosanpa reitera que, se o usuário precisar emitir a segunda via da fatura, basta acessar o site cosanpa.pa.gov.br ou se dirigir a uma loja de atendimento presencial. Os endereços dos postos de atendimento ao consumidor estão disponíveis no site oficial da Companhia.

Região do lago

Por ocasião da presença, em Tucuruí, do secretário estadual adjunto de Saúde Sipriano Ferraz, esta semana, o prefeito daquele município, Alexandre Siqueira e os de Nova Pixuna, Jacundá, Goianésia e Breu Branco se reuniram com ele. Na pauta, pedido de melhorias no atendimento do Hospital Regional em Tucuruí. De outro lado, sobre a Policlínica ali existente, a qual fizeram muitos elogios, pediram ampliação do atendimento oferecido.

Em Marabá

Sipriano Ferraz também passou por Marabá, onde visitou, acompanhado do secretário regional João Chamon, as obras da Policlínica e a expansão do Hospital Regional do Sudeste do Pará, na construção da ala oncológica. Considerou que o trabalho está dentro do cronograma.

Sul do Pará

O Sindicato Rural de Redenção já bateu o martelo e confirmou a realização da 26ª Expo Polo Carajás para o período entre 3 a 10 de junho. É com lembrar que os sindicatos de Bannach, Cumaru do Norte e Pau D´arco são correalizadores do evento. Segundo a organização, a feira agropecuária movimentou R$ 200 milhões em 2022.

Faepa

Por falar em agro, a poderosa Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) já está organizando mais uma eleição para a diretoria da entidade e pelo andar da carruagem, Carlos Xavier será conduzido a mais um mandato na presidência. Ele está à frente da chapa “Por Todo o Pará”, única formalmente registrada, sendo que o período para isso já foi encerrado. Os vice-presidentes serão: Vilson João Schuber, Antônio Francisco de Araújo, Cláudio Aparecido Zamperline Júnior, Fernão Villela Zancaner e Joel Carvalho Lobato. Também será definido na Assembleia Geral: o Conselho Fiscal e os Delegados Representantes ao Conselho da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Terço constitucional

Todas as candidaturas à vaga de Membro Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE/PA) foram homologadas pelo Tribunal de Justiça do Estado. Decisão neste sentido foi proferida pela desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro nesta quarta-feira. A vaga que caberá a um jurista, ou seja, não membro do judiciário, será escolhida após definição de lista tríplice. Estão no páreo até agora: Diogo Seixas Conduru, Bruno Natan Abraham Benchimol, Dirceu Ricker Franco, Daniel Darcier Lobato Sá Pereira, José Maria Rodrigues Alves Júnior, Ana Claudia Godinho Rodrigues, Renan Santos Miranda, Diego Magno Moura de Moraes, Alex Lobato Potiguar, Luis Carlos Pina Mangas Júnior, Emanuel Pinheiro Chaves e Tiago Nasser Sefer.

Transparência

Prefeitos de municípios do Pará que são referencial em transparência pública receberam ontem do Tribunal de Contas dos Municípios o certificado. Aqui da região, destaque para Curionópolis e Itupiranga, ambos com o selo Diamante, o maior patamar, além de Marabá, que recebeu o selo Ouro. A iniciativa pretende facilitar o acesso dos cidadãos à avaliação dos portais públicos e estimular que os gestores promovam melhorias nos seus ambientes digitais.