40 anos do CORREIO
Esta edição é comemorativa aos 40 anos do CORREIO, jornal mais antigo e importante do interior do Pará, um marco e referência em todo o Estado. Desde 15 de janeiro de 1983 a serviço da comunidade da nossa região. Para comemorar esta marca tão importante, a nossa equipe providenciou entrevistas marcantes que renderam reportagens aqui impressas, assim como vídeos que vão estar disponíveis na íntegra no nosso portal Correio de Carajás, na seção especial CorreioDOC.
40 anos do CORREIO II
Leia mais:Aliás, por muito pouco, esta edição especial de aniversário não coincide com a Edição número 4 mil do jornal, o que teria sido um fato curioso. Mas alcançaremos esta marca ainda esta semana.
Novo general
Comando de área responsável pelo Pará, a 8ª Região Militar tem novo comandante, o general-de-Divisão Alcio Alves Almeida e Costa, que substitui o colega Otávio Rodrigues de Miranda Filho. A 8ª RM é por dar apoio logístico e administrativo às 31 Organizações Militares do Comando Militar do Norte, sediadas nos estados do Pará, Maranhão e Amapá. O general Miranda Filho, por seu turno, assume cargo na missão das Nações Unidas para a estabilização do Congo.
História
Conhecida como a Região Forte do Presépio, a 8ª Região Militar é uma das doze institucionalizadas pelo Exército Brasileiro e completou 115 anos no dia 4 de janeiro. O Comando da unidade, instalado em março de 1909, recebeu a denominação de Quartel General. Com abrangência no Pará e Amapá, o local funcionou, provisoriamente, no quartel do extinto 34º Batalhão de Caçadores, no bairro de Nazaré.
Comércio aquecido
A venda de veículos no Pará cresceu 17,1% em dezembro, quando 13.789 unidades foram emplacadas, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A comparação é com o mês anterior, que somou 11.773 emplacamentos. Quando o recorte é feito em relação a dezembro de 2021, um ano antes, o reajuste fica em 16,7% na venda de veículos no Estado, já que, naquela época, 11.816 unidades foram emplacadas no mês.
Comércio aquecido II
O maior reajuste de dezembro entre os veículos, quando comparado com novembro, foi no segmento de caminhões, que teve alta de 48,9%. Em seguida, aparecem comerciais leves (24,8%), automóveis (22,6%) e motocicletas (14,1%). Já os ônibus foram menos vendidos no mês passado, com queda de 14%. Entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022, houve duas altas consideráveis: ônibus (48,6%) e motocicletas (36%). Já os outros segmentos tiveram queda, com destaque para automóveis (-10,6%) e caminhões (-10,4%), além dos comerciais leves (-6,1%).
Luto em Repartimento
O agrônomo Divaldo Ramos Costa, entusiasta da cacauicultura paraense, que trabalhou com o cultivo na Transamazônica, morreu na quarta-feira (11). Ele recebeu homenagens do ex-dirigente da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), onde atuou por anos, Ademir Teixeira; da Cooperativa dos Produtores de Cacau e Desenvolvimento Agrícola da Amazônia (Coopercau); da Prefeitura Municipal de Novo Repartimento; e da Câmara Municipal da mesma cidade.
Luto em Repartimento II
Divaldo, além de engenheiro agrônomo, foi fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Se tornou concursado na Ceplac em 1978 e começou a exercer suas atividades profissionais em 1980, em Medicilândia, no Pará. Também conseguiu expandir a lavoura cacaueira sem o aporte do Crédito Rural.
Morte em Barcarena
Uma mulher foi presa em flagrante nesta última quarta-feira (11), na avenida Batista Campos, em Vila dos Cabanos, distrito de Barcarena, nordeste do Pará. A mulher é suspeita de matar o companheiro. Segundo a Polícia Civil, a vítima, identificada como Laurindo Pinheiro Brito, morreu após ser atingida por golpes de faca. A suspeita foi localizada pela polícia e encaminhada para a delegacia. Ela teve a prisão convertida em preventiva pelo Poder Judiciário.
Não foi bem
Mesmo faltando computar o resultado de dezembro, já é possível afirmar que o Pará registrou no ano passado os piores indicadores de produção industrial do país, entre todos os 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesta sexta-feira (13), o IBGE divulgou a produção industrial oficial de novembro, e a maior economia do Norte recuou 5,2% no comparativo com outubro, o pior desempenho nacional.