Clima e tempo
O boletim de análise e previsão climática para os primeiros três meses deste ano – janeiro, fevereiro e março –, divulgado pela Rede Estadual de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Pará, demonstra que no acumulado de chuvas do trimestre, na maioria das regiões, deve prevalecer na categoria acima do normal. Mas não são descartados pontos isolados, principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste, com chuvas na categoria normal e abaixo do normal nesse período.
Clima e tempo II
Leia mais:A Rede, formada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Instituto Nacional de Meteorologia (Inpe), Universidade Federal do Pará (UFPA) e pelo Centro Gestor Operacional do Sistema de Vigilância da Amazônia (Censipan), apresenta previsões de consenso da precipitação em cada mês para este primeiro trimestre de 2023, e o acumulado do trimestre para o Estado.
Muita chuva
No prognóstico para janeiro de 2023 há indicativo de chuvas na categoria acima do normal em grande parte do Pará. A exceção fica por conta da porção Leste e municípios da região da Calha Norte (Alenquer, Almeirim, Curuá, Faro, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Terra Santa), com previsão de chuvas entre as categorias normal e abaixo do normal em alguns pontos isolados.
Tribunais repudiam
Em nota pública conjunta, presidentes do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) se reuniram para reiterar a defesa do Estado Democrático de Direito. As cortes se posicionaram diante dos ataques sofridos pela República brasileira na tarde do último domingo (8), em Brasília, no Distrito Federal. Assinaram o documento a desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, presidente do Tribunal de Justiça do Pará; desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará e desembargador Marcus Augusto Losada Maia, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.
Nota
Em trecho, a nota diz o seguinte: “Diante dos ataques sofridos pela República brasileira na tarde de ontem (8/1), em Brasília, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio de seus presidentes, manifestam total indignação e apoio irrestrito às estruturas de poder do Estado nacional, especialmente o Supremo Tribunal Federal, corte máxima da justiça brasileira, que tiveram seus prédios invadidos, depredados e vilipendiados”.
Enem extemporâneo
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado no Pará nesta terça (10) e quarta-feira (11) para pessoas que perderam o exame em novembro por motivos de doença e pessoas privadas de liberdade. Os custodiados no sistema prisional e sistema socioeducativo prestam o Enem em data diferente. No Pará, estão inscritos 31 socioeducandos, de dez unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa).
Cirurgias
A vereadora Cristina Mutran fazia postagem ontem comemorando a realização de 60 cirurgias oculares gratuitas que estão sendo realizadas dentro das emendas impositivas da área de saúde propostas pelo mandato dela. Os atendimentos começaram a ocorrer no último dia 8, por meio do Instituto Servi, utilizando a estrutura da Clínica do Dr. Luis Madeira. O recurso foi liberado em dezembro de 2022.
Mestrado
Estão abertas desde esta segunda-feira (9), até o dia 6 de fevereiro, as inscrições on-line ao processo seletivo do curso de mestrado profissional, do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia e Pesquisa Experimental (PPGCIPE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), voltado a pessoas que tenham graduação em cursos da área da saúde, preferencialmente com atuação profissional no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mestrado II
No entanto, de acordo com o edital de seleção, excepcionalmente poderá ser aceita a inscrição de candidatos de áreas afins, como bioestatística, bioengenharia, informática, robótica e outras, desde que possuam propostas apresentadas às diretrizes do Programa, mediante aprovação do Colegiado do Curso. O mestrado profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (Cipe) está estruturado nas áreas de concentração Cirurgia Experimental e Pesquisa Experimental.