Correio de Carajás

Repórter Correio

Formação da polícia

A Polícia Civil realiza, nesta quinta-feira (5), a aula inaugural do Curso de Formação dos novos policiais civis do Estado do Pará, turma 2023. O evento será realizado a partir de 9h, no Centro de Eventos Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará. A aula inaugural representa o início do curso realizado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol) para a formação de 205 novos policiais civis que estavam no cadastro de reserva dos concursos C-206 e C-207. Ao todo, o curso de formação vai contar com a participação de 74 candidatos para o cargo de delegado, 86 investigadores, 38 papiloscopistas e 7 escrivães.

Cães envenenados

Leia mais:

Pelo menos oito cães morreram com suspeita de terem sido envenenados nos últimos dias em uma localidade no sul do Pará. Moradores solicitam que a Polícia Civil investigue o caso. As mortes dos animais ocorreram na localidade conhecida como Boa Sorte, no município de Pau D’arco. De acordo com o relato de moradores, o ato de crueldade para com os animais foi denunciado por moradores que solicitaram providências da Polícia Civil, no sentido que seja identificado e preso o autor ou autores do crime contra os animais.

Cães envenenados II

De acordo com os moradores, os animais aparecem cansados e morrem agitados. Em um vídeo publicado nas redes sociais, populares tentam salvar um animal dando banho e água no cão que apresenta cansaço e angústia. Envenenar animais é crime de maus-tratos. A pena é de dois a cinco anos de prisão, além de multa, definida pela justiça.

Impostômetro

Os impostos pagos pelos contribuintes brasileiros em todo o país em 2022 totalizaram R$ 2.890.489.835.290,32, de acordo com o Impostômetro, painel instalado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na região central da capital paulista. Em 2021, o mesmo painel registrou aproximadamente R$ 2,6 trilhões, aumento de 11,5% de um ano para o outro.

Impostômetro II

O montante é a soma do valor arrecadado pelos governos federal, estadual e municipal incluindo taxas, contribuições, multas, juros e correção monetária. “O avanço em 2022 aconteceu pela maior arrecadação de tributos federais, apesar das desonerações promovidas pelo governo, como foi o caso dos combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. E ainda tivemos inflação em níveis elevados, o que encarece produtos e serviços”, disse o economista do Instituto Gastão Vidigal da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa.

Tucumã

Três ônibus foram destruídos por um incêndio dentro do pátio de uma empresa no município de Tucumã, no sul do Pará. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a proporção do fogo que tomou os veículos. O incêndio começou por volta das 22 horas de segunda-feira (2). A empresa precisou fornecer um caminhão-tanque com água para combater o incêndio. Ninguém saiu ferido. A Polícia Militar esteve no local e, por segurança, isolou as casas próximas por causa do risco de propagação das chamas. Os ônibus faziam transporte para mineradora instalada na cidade.

Pesca ilegal

Quase 300 quilos de diferentes pescados foram apreendidos em Marabá. Os peixes estão com pesca e venda proibida por causa do período de defeso. A apreensão ocorreu nos bairros Laranjeiras e Nova Marabá na terça-feira (3). Entre os peixes apreendidos estão Tucunaré, Mapará, Pescada branca, Bagre e Tambaqui, totalizando 294 quilos de pescado irregular. “O peixe proibido para a venda estava misturado aos de criatório para camuflagem”, segundo a Prefeitura de Marabá.

Precatórios

Em decisão assinada no dia 30 de dezembro, o juízo-coordenador de Precatórios do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) declarou extinto o regime especial de pagamento de precatório do Estado do Pará, que permitia aos entes devedores pagar os precatórios atrasados até o ano de 2029, conforme a Emenda Constitucional nº 62/2009. Com a medida, o ente devedor volta ao regime geral de pagamentos.

Precatórios II

A decisão foi expedida a partir de pedido do Estado do Pará para saída do regime especial de pagamento de precatórios. O Pará é o quarto estado brasileiro, depois de Alagoas, Amazonas e Espírito Santo, no Regime Geral. A declaração de extinção ocorre com a depósito nas contas do Estado de valor suficiente para o pagamento dos precatórios do exercício 2022, que adentraram de 2 de julho de 2020 a 1º de julho de 2021; dos acordos realizados em 2022; e das superpreferências que entraram até a data da citada decisão declaratória administrativa (30 de dezembro).