Correio de Carajás

Repórter Correio

Posse em Marabá

A exemplo do que aconteceu em 2019, quando tomou posse para o seu primeiro governo no Pará, Helder Barbalho, novamente terá uma solenidade de posse como governador em Marabá, de forma regionalizada. Será no Carajás Centro de Convenções, no dia 2 de janeiro, às 15 horas, aberto ao público no teatro de mil lugares.

Posse

Leia mais:

Em verdade, serão quatro eventos, cada um em uma região. A primeira será em Belém, às 9 horas da manhã do dia 1º de janeiro. Em palanque que será montado em frente ao Palácio Lauro Sodré, na Praça Dom Pedro II, Cidade Velha, Helder e a sua vice, Hana Ghassan, serão empossados. O governador reeleito ostentará a faixa com as cores da bandeira do Pará, que representa simbolicamente a investidura no cargo para o novo mandato. Daí, no dia 2 Marabá e, também nesta data, só que às 18 horas, em Santarém, no Centro Cultural João Fona, Bairro Prainha. A quarta posse será no dia 3, às 10 horas, na Orla de Breves.

Morte da 1ª dama

Por meio de nota publicada ontem (26) em redes sociais, a Prefeitura de Abel Figueiredo confirmou o falecimento da primeira-dama do Município, Suzi Barbosa de Souza, esposa do prefeito Antônio Calhau. A mulher foi encontrada morta dentro do banheiro da residência onde vivia em Marabá. Aqui na cidade, ela trabalhava na Caixa Econômica, na Nova Marabá. A causa da morte, no entanto, não foi divulgada.

Detran

Como acontece toda virada de ano, o Detran do Pará confirmou que suspenderá o atendimento ao público por alguns dias. Será do dia 2 ao dia 6 de janeiro de 2023. O órgão de trânsito alega que a paralisação é necessária para atualização do sistema de informática, inclusive no que diz respeito à atualização das taxas. Com isso, o órgão retoma atendimento somente na segunda semana do ano, no dia 9.

Empresas do Pará

O Pará é líder na Região Norte em número de registros de empresas, neste ano de 2022, com 75.767 novas empresas. Ao todo, o estado tem 397.400 empreendimentos ativos, de acordo com o Mapa de Empresas do Ministério da Economia. O ‘Mapa’ aponta que, entre janeiro e novembro de 2022, a Região Norte registrou 185.674 empresas. Desse total, 179.023 são matrizes e 6.651 filiais. O saldo positivo foi de 114.025 novas empresas. Atualmente, o Norte tem 966.853 empresas ativas, das quais 909.479 são matrizes e 57.374 filiais. O tempo médio para a abertura de uma nova empresa na região em 2022 foi de 1 dia e 3 horas.

Empresas do Pará II

Já no Pará, o tempo médio para abertura de uma empresa é de 1 dia e 18 horas. O estado apresenta saldo positivo de 48.117 negócios em funcionamento. O segmento de destaque é o do comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios. O setor do comércio paraense tem, atualmente, 28.898 empresas. O varejo é forte em mercadorias, em geral, incluindo produtos alimentícios. Os minimercados, mercearias e armazéns aparecem em segundo lugar, com 18.317, seguidos pelo setor de cabeleireiros, manicure e pedicure, com 11.776.

Enchente

A virada de ano desta vez está sendo bem mais tranquila que a do ano passado, quando a esta altura de dezembro o nível do Rio Tocantins ia na casa dos 11 metros e já desabrigava os primeiros moradores das áreas mais baixas. Ontem, dia 26, na abertura da última semana de 2022, o nível era de 5,96 metros acima do normal, ainda longe da cota de alerta, que é de 10 metros. Mesmo assim, o período vai preocupando, pois o final de semana foi marcado por fortes temporais. O inverno mais rigoroso chegou.

Orla de Salinas

A nova orla de Salinópolis será entregue pelo Governo do Pará nesta quinta-feira (29). O ato solene contará com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, e do secretário de obras, Ruy Cabral. O objetivo da construção é potencializar o turismo e o desenvolvimento social na região nordeste paraense. A obra, de 1.200 metros de extensão, recebeu investimento superior a R$ 56 milhões e representa um novo tempo na cidade, que recebe turistas durante todo o ano. A construção do novo espaço era um antigo sonho dos moradores do município, que se lembram da área da antiga pracinha, onde agora será a nova orla.

Divórcios

Os casamentos estão ganhando sobrevida no Brasil. O número de divórcios no país diminuiu 10% neste ano em relação a 2021, segundo pesquisa do Colégio Notarial do Brasil. Entre janeiro e novembro foram 68,7 mil separações registradas nos cartórios de Notas. É o menor número desde 2018. De acordo com o vice-presidente do Colégio Notarial, Eduardo Calais,o fim do isolamento social e a retomada das atividades podem estar entre os motivos para a queda nos divórcios.