Correio de Carajás

Repórter Correio 21/03/19

Cheia dos rios

Aos poucos a situação vai melhorando. O Rio Tocantins, que quase bateu os 10 metros acima do normal na semana passada, ontem registrava novo recuo e estava na cota de 8,40 metros, 45 centímetros menos do que o aferido pelo CORREIO na segunda-feira. Está abaixo até da previsão do Boletim de Vazões da Eletronorte que previa 8,80 metros para ontem na orla de Marabá.

Energia elétrica

Leia mais:

A 3ª Promotoria de Justiça da Família, Registros Públicos, Fundações Entidades de Interesse Social e Direitos do Consumidor do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) em Parauapebas realiza nesta quinta-feira, 21, uma audiência pública com o tema: “Relações de Consumo no Fornecimento de Energia Elétrica”. A audiência começa a partir das 8h30 no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (CEUP), na Rua A, Bairro Cidade Nova.

Energia elétrica II

De acordo com o MPPA, a audiência tem por objetivo verificar quais direitos do consumidor estão sendo violados nas relações de consumo de energia elétrica; oportunizar a Celpa a se manifestar como está agindo para enfrentar as demandas apresentadas; abrir espaço para que representantes de órgãos públicos e demais instituições se manifestem sobre a temática, além de subsidiar a execução de atividade prevista no Plano de Atuação do biênio 2019/2020 da 3ª Promotoria de Justiça de Parauapebas.

Apae

O Dia Internacional da Síndrome de Down será lembrado em Marabá nesta quinta-feira, dia 21 de março, com um evento na Praça São Francisco, Cidade Nova, organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Será das 8h30 às 11 horas da manhã.

Bateu, levou

Os senadores aprovaram no dia 19 o projeto que prevê que o agressor em casos de violência doméstica e familiar será obrigado a pagar os custos com os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e também os dispositivos de segurança usados no monitoramento das vítimas. O projeto terá de voltar à Câmara dos Deputados, pois foi alterado pelos senadores.

Bateu, levou II

O ressarcimento será revertido ao ente público à qual pertence a unidade de saúde que prestar o serviço. Para proteção da mulher, o texto impede que o agressor utilize o patrimônio da vítima ou dos seus dependentes para efetuar o pagamento e ainda veda a possibilidade de atenuante e substituição da pena aplicada. O projeto modifica trechos da Lei Maria da Penha.

Fórum

As condições de atendimento ao público e mesmo para os servidores, definitivamente, já não são as melhores no Fórum da Comarca de Marabá há tempos. Isso sempre dito pelos advogados e a situação não melhora. O calor é grande nos corredores onde os jurisdicionados esperam às vezes por quase uma hora audiências que estão atrasadas. Advogados engravatados são os que mais sofrem. Alô, Tribunal de Justiça!

Convite vem do céu

Um som de autofalante convidava ontem moradores de Marabá a curtirem a temporada do Circo Las Vegas na cidade. Mas quem procurava o carro de som responsável não o enxergava. É que a mensagem, de forma inovadora, vinha do céu. Isso mesmo, a potente caixa de som estava num avião monomotor que o circo contratou para fazer o serviço de anúncios. O que mais tinha ontem na Nova Marabá era gente nas ruas e praças olhando para o céu, tentando entender.