Eleito na Amepa
Juiz de Direito com passagens destacadas pelas comarcas de Marabá e de Parauapebas, onde marcou época com dinamismo e atitude, Libio Araújo Moura será o novo presidente da A Associação dos Magistrados do Estado do Pará (AMEPA) para o triênio 2023-2025. A eleição que o conduziu ao cargo aconteceu nesta sexta-feira (18). Na mesma chapa, como um dos vice-presidentes, outro conhecido aqui da região, o juiz Cristiano Magalhães Gomes. A eleição ocorreu por meio do sistema Votanet, que foi cedido pela Justiça Eleitoral.
Hospital
Leia mais:Em discurso no plenário da Câmara Municipal esta semana, o vereador Márcio do São Félix voltou à carga sobre a estrutura deficitária e “arcaica” do Hospital Municipal de Marabá (HMM). E citou a ocorrência desta semana do alagamento do hall de entrada do hospital durante forte chuva, fato que se repetiu pela terceira vez no atual período. Também lembrou que a Câmara enviou ofício à Prefeitura, assinado por 17 vereadores, afirmando que o Legislativo quer participar do debate sobre o emprego do recurso da ordem de R$ 75 milhões que Marabá vai receber da Vale, como contrapartida da construção da nova ponte rodoferroviária.
COP no Pará
Helder Barbalho, o governador reeleito do Pará, já estava atento em Sharm El Sheikh em cada palavra do discurso em que Lula pleiteou mundialmente que a edição de 2025 da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) seja na região Amazônica. Dos estados da região amazônica, Amazonas e Pará são os dois com mais estrutura para receber um evento do porte da COP. Helder comentou com interlocutores que, caso a ONU decida que a COP 30 será na Amazônia, vai trabalhar para levar a Belém o evento.
Recuo do desemprego
Um novo estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgado, na quinta-feira (17), aponta que, entre julho e setembro deste ano, o Pará contabiliza 3,8 milhões de trabalhadores ocupados, com redução de 22,3%, no total de trabalhadores desocupados em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados tomam como base as informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com foco no total de trabalhadores ocupados e desocupados em todo o Brasil.
Recuo do desemprego II
No comparativo entre julho a setembro de 2022 e o 3º trimestre do ano passado, o estudo demonstra um crescimento de quase 8% na ocupação do trabalho (cerca de 271 mil pessoas a mais ocupadas), com 3.800 milhões de pessoas em vagas de emprego em 2022, contra 3.529 milhões de pessoas ocupadas no mesmo período de 2021. O estudo divulgado é parte integrante do projeto do Observatório do Trabalho do Estado do Pará, parceria entre o Dieese e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
Eleição em Viseu
Durante Sessão Ordinária Administrativa, sob relatoria da desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, foi aprovado por unanimidade o dia 5 de fevereiro de 2023 como a data para as eleições suplementares do município de Viseu, no nordeste paraense, quando serão escolhidos dos novos gestores do Executivo. Com isso, 45.910 eleitoras e eleitores da 14ª Zona Eleitoral devem voltar às urnas para eleger o prefeito e o vice-prefeito da cidade.
Eleição em Viseu II
Ao explicar a escolha da data, a relatora informou que não seria possível realizar as eleições suplementares ainda este ano, por conta da reabertura do cadastro eleitoral ter iniciado no último dia 8 de novembro. O prefeito Isaias José Silva Oliveira Neto (PL) e o vice-prefeito Franklin Costa Sousa (MDB) foram afastados dos cargos por decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves, que deferiu tutela cautelar para o afastamento imediato, no mês de setembro deste ano. Eles são acusados de abuso do poder político nas eleições de 2020. O presidente da Câmara, Avelino Aventina Siqueira (PL), assumiu o Executivo interinamente até a realização das eleições suplementares.
Informe
Assim que a data foi aprovada pela Corte Eleitoral, por unanimidade, a presidente do TRE do Pará, Luzia Nadja Nascimento Guimarães, pediu que fosse expedido ofício informando o dia aprovado para as eleições suplementares à Câmara Municipal de Viseu, aos partidos políticos, ao Ministério Público Eleitoral, ao Ministério Público Estadual e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA).