Correio de Carajás

Repórter Correio

Mudanças no TRE

Por aclamação, o desembargador corregedor Leonam Gondim da Cruz Júnior foi eleito presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará para o biênio 2023-2025. A escolha ocorreu nesta sexta-feira (4), em sessão do Tribunal Pleno, que contou com a presença de todos os integrantes da Corte. Para vice-presidente e corregedor foi eleito o desembargador José Maria Teixeira do Rosário. A posse ocorrerá no dia 20 e janeiro de 2023. A sessão que definiu os novos dirigentes para o biênio 2023/2025 ocorreu de forma híbrida (presencial e online), com transmissão do Plenário Antônio Koury, no prédio-sede do TRE do Pará, sob a presidência da desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, atual presidente do regional, que parabenizou os desembargadores.

EAD cresce 474%

Leia mais:

Entre 2011 e 2021, o número de estudantes em cursos superiores de graduação, na modalidade de educação a distância (EaD), aumentou 474%. No mesmo período, a quantidade de estudantes que ingressaram em cursos presenciais diminuiu 23,4%. Se, em 2011, os ingressos por meio de EaD correspondiam a 18,4% do total, em 2021 esse percentual chegou a 62,8%. Os dados, que refletem a expansão do ensino à distância no Brasil, fazem parte dos resultados do Censo da Educação Superior 2021, divulgados ontem (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Maior oferta

Segundo o Inep, que coordena o levantamento dos dados, de 2020 a 2021, o aumento de estudantes nos cursos superiores foi ocasionado, exclusivamente, pela oferta de EaD na rede privada. Nesse período, a modalidade teve um acréscimo de 23,3% (24,2% em instituições privadas), enquanto o ingresso em graduações presenciais caiu 16,5%. Na rede privada, 70,5% dos estudantes, em 2021, ingressaram por meio de cursos remotos.

Crescimento

O diretor da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Vandir Cassiano, disse que de 2017 para cá esse crescimento foi mais expressivo e, diante do cenário da pandemia da covid-19, os números da EaD alavancaram. “Em 2020, 2021 e, agora, 2022, temos um crescimento absurdo, é algo já sedimentado, é um caminho sem volta”, disse, alertando para a necessidade de avaliação da qualidade desse ensino.

De outro lado

De 2020 a 2021, houve uma redução de 4 pontos percentuais na demanda por cursos de formação de professores, de 19% para 15% das vagas. Dos 3.922.897 estudantes que ingressaram no ensino superior em 2021, 55% preferiram bacharelado, 30% cursos tecnológicos e 15% licenciatura. Na rede federal de ensino, a média é maior, 26% dos estudantes frequentam cursos de licenciatura.

Concurso público

A vice-governadora eleita do Pará, Hana Ghassan, anunciou na última quinta-feira (3) a abertura de 13 concursos públicos previstos para 2023 no Pará. Os certames oferecem cerca de 1.700 vagas no funcionalismo estadual. O secretário de Planejamento e Administração, Ivaldo Ledo, afirmou que ainda em dezembro deste ano serão publicados cinco editais para as áreas da saúde, previdenciária e de meio ambiente. Neste ano, os editais serão para o Hospital Ophir Loyola, Santa Casa e Hospital das Clínicas, que juntos somam 590 vagas; para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com 136 vagas; e para o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev), com 21 vagas a serem ofertadas.

Concurso público II

Já para o próximo ano serão abertos os concursos para a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Agência de Transporte Metropolitano (AGTRAN), Polícia Civil, Polícia Científica, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará). A previsão é de que o concurso da Seduc seja realizado no segundo semestre de 2023. Ledo também afirmou que até o próximo dia 7 de novembro deste ano será publicado o edital de chamamento de 216 novos policiais civis.

Sem água

Moradores do complexo Marabá Pioneira contataram a Redação do CORREIO ontem à noite para relatar que estavam sem água nas torneiras das casas há 24 horas. Não houve qualquer aviso da Cosanpa nesse sentido. Mas o jornal vai checar ainda neste sábado e dar respostas via portal Correio de Carajás.

Observadores

No programa Observadores deste domingo (6), na TV Correio (SBT), o jornalista Patrick Roberto entrevista o auditor Rafael Larêdo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele explica, entre outras coisas, como funciona a virada de governo quando um governador é reeleito, como no caso do Pará.