Parazão 2023
A diretoria do Águia de Marabá já se movimenta para iniciar os trabalhos visando a disputa do Campeonato Paraense 2023, que tem previsão para iniciar em janeiro. Acontece que a mobilização inicia em novembro, em plena campanha da Copa do Mundo. A competição em si inicia na segunda quinzena de janeiro, mas a contratação de jogadores e inicio de treinamentos acontece quando a Copa estiver fervendo no Catar. A Federação Paraense de Futebol (FPF) oficializou que a arbitragem de vídeo, VAR, será utilizada nas fases decisivas. “Precisamos fortalecer e valorizar o nosso Estadual cada vez mais. E a lisura da competição é ponto fundamental para isso”, declarou o presidente da entidade, Ricardo Gluck Paul.
Parazão 2023 II
Leia mais:Em nota, a FPF também afirmou que vai utilizar o torneio estadual como forma de propagação de campanhas de combate à intolerância. Por ora, o Parazão tem dez times confirmados para a edição 2023. São eles: Remo (atual campeão), Paysandu (maior vencedor), Águia de Marabá, Tuna Luso, Bragantino, Tapajós, Itupiranga, Castanhal, Caeté e Independente. Os demais integrantes serão conhecidos após a disputa da Série B do Campeonato Paraense.
Parazão 2023 III
Logo que terminar o Parazão, o Águia deve fortalecer sua equipe para disputar o Campeonato Brasileiro da Série D. Mas há um dilema ainda sem resposta para as duas competições importantes: o estádio Asdrubal estará pronto para receber jogos do Azulão Marabaense? Por hora, a Prefeitura não dá resposta, embora dissesse no ano passado que em 2022 inauguraria o estádio e liberação o espaço para jogos de competições estaduais e nacionais.
Fim da Grota Criminosa?
Moradora da Folha 27, em frente à Grota Criminosa, Marta Aquiles Dias enviou e-mail para a Reportagem do CORREIO alertando que na sessão de hoje, terça-feira, dia 18 de outubro, será votado um Projeto de Decreto Legislativo que busca mudar o nome da “Grota Criminosa” para “Caminho das Águas”. Para a moradora da comunidade, que vive há mais de 35 anos na área, o novo nome não é bem-vindo, embora bonito. “A gente está acostumado com Grota Criminosa. Esse nome tem história aqui na nossa comunidade. A origem não pode ser esquecida. Espero que esse projeto não seja aprovado. Se for, nós não vamos aceitar, até porque não fomos consultados”, alega Marta Dias. A Grota Criminosa nasce no KM 7, passa pelas folhas 20, 21, 22, 27, 26, 28 e 29. O projeto é de autoria do vereador Fernando Henrique.
Carreta da mamografia
Por sua vez, o vereador Coronel Araújo, vai pedir na sessão de hoje que a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realize uma Carreata de Mamografia, levando serviços de prevenção ao câncer de mama nas periferias e zona rural do município. Ele justifica que muitas mulheres acabam não fazendo exames porque o serviço é centralizado e de difícil acesso para quem reside em áreas distante do centro da cidade.
Cobertura baixíssima
Alertada e chacoalhada de que não está conseguindo cumprir a cobertura vacinal contra Poliomielite, a Prefeitura de Marabá teve de arregaçar as mangas. Nesta segunda-feira, 17 de outubro, Dia Nacional da Vacinação, iniciou uma mobilização com as equipes de saúde das UBS (Unidades Básicas de Saúde) para ações nas escolas e até mesmo para o trabalho de casa em casa. É o que está acontecendo no bairro Santa Rosa, onde equipes da UBS João Batista Bezerra recorrem às escolas para fazer a atualização vacinal e também vão nas residências para atender as famílias. Diferente de alguns anos anteriores, quando a procura pela vacinação em crianças e adolescentes tinha uma demanda elevada, atualmente registra-se nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma baixa procura pela atualização da caderneta vacinal em crianças e adolescentes.
Mundo geek e nerd
No último final de semana (15 e 16), os amantes da cultura nerd e geek de Marabá marcaram presença na 1º Expo Company, realizada no Carajás Centro de Convenções, que contou com diversas atrações relacionadas ao tema, como Sala de Just Dance, Zona Gamer, Sala de Karaokê, Zona de RPG, Zona de Desenho, Evento de KPop, Concurso de Cosplayer, DJ, Palco Livre para o público, oficinas e workshops, além da Corrida Ninja, realizada com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Marabá (Semel).