Correio de Carajás

Repórter Correio

Vendaval e granizo

E o clima segue literalmente louco aqui na região, onde áreas urbanas de cidades têm experimentado vendaval e até granizo, sendo regiões que nunca tiveram tal histórico. Foi o que aconteceu duas vezes com Parauapebas no último mês, e também ontem (30/9) em Itupiranga. Segundo os moradores, árvores caíra, casas foram destelhadas, bairros inteiros ficaram sem energia, devido a queda de postas e fiação. E mais, em vídeos, os moradores registraram os pedaços de granizo caindo sobre as casas e os carros. Foram momentos de pânico.

Desembargadora

Leia mais:

A magistrada Margui Gaspar Bittencourt ascendeu ao desembargo, na sessão extraordinária do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), realizada através de videoconferência nesta sexta-feira, 30. A magistrada, que atualmente era juíza convocada para atuar no 2º grau de jurisdição, concorreu à vaga pelo critério de merecimento, em lista tríplice, que também foi integrada pela juíza Luana de Nazareth Santalices, titular da 4ª Vara do Juizado Especial Cível de Belém, e pelo juiz José Antônio Ferreira Cavalcante, titular da 5ª Vara de Família de Belém.

Desembargadora II

Margui Bittencourt ainda é muito lembrada em Marabá, comarca onde marcou época como titular da 5ª Vara Penal. A posse da magistrada no cargo de desembargadora ocorrerá no dia 4 de outubro, às 17 horas, no prédio-sede do Judiciário paraense.

Crime eleitoral

 Mais de 25 mil reais em espécie foram apreendidos. Nesta sexta-feira (30/9) um homem foi preso pela PRF por crime eleitoral, na BR-163 em Santarém/PA. Em abordagem a um veículo Fiat Argo, a equipe encontrou diversos materiais de campanha, cerca de 25 mil reais em espécie e uma lista contendo nomes de diversas pessoas e possíveis candidatos. Durante a Operação Eleições 2022, a PRF já apreendeu mais de 40 mil reais em espécie, oriundos de crimes eleitorais no Pará.

Eleições

O primeiro turno das Eleições 2022 será neste domingo (2/10), das 8 às 17 horas, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será em 30 de outubro. Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando “onde votar”. Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Cobertura

O portal Correio de Carajás, assim como a TV Correio (SBT) e rádio Correio FM vão estar com todas as suas equipes em campo neste dia 2 de outubro, na cobertura das Eleições 2022. Serão flashes na rádio direto dos locais de votação e atualizações nas redes sociais e portal de notícias. O eleitor de Marabá e região estará acompanhando o desenrolar das eleições em cima do lance.

ITR

Acabou nesta sexta-feira (30), o prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) 2022. O envio começou em 15 de agosto. Neste ano, a Receita Federal espera receber de 5,84 milhões a 5,9 milhões de declarações. Segundo o balanço mais recente da Receita Federal, 4.725.521 contribuintes haviam entregado a declaração até o início da tarde do último dia 26. Na comparação por estados, segundo o último balanço da Receita, a Bahia tem o maior número de declarações enviadas: 953.620. Em seguida, vêm Minas Gerais (763.142) e o Rio Grande do Sul (501.518).

ITR II

São obrigados a preencher a declaração do ITR pessoas e empresas que são proprietárias rurais, titulares do domínio útil ou possuidoras de qualquer título de imóvel rural. Quem perder o prazo está sujeito à multa de 1% ao mês ou fração de atraso sobre o imposto devido. A multa será lançada de ofício.

Locais de votação

A maior parte dos tribunais regionais eleitorais (TREs) vem alertando sobre alterações feitas nos locais de votação e reforçando a necessidade de o eleitor conferir a localização de sua seção antes de sair de casa, mesmo que sempre tenha votado no mesmo local. As mudanças ocorrem devido a adequações do contingente de eleitores e, às vezes, por impedimentos estruturais, como reformas ou fechamento de estabelecimentos e prédios.

Consulta antecipada

Para consultar o local de votação com antecedência, o eleitor tem várias opções. A verificação pode ser feita no portal do TSE, na aba Eleitor e Eleições, na parte superior da página. Em seguida, deve-se clicar na opção Local de votação/zonas eleitorais.