Correio de Carajás

Repórter Correio

Voos

Companhias Latam e Gol pousam e decolam seus jatos lotados aqui em Marabá na rota que fazem a Brasília – e de lá a conexões para todo o Brasil. Apesar de comprovadamente não terem prejuízo com a operação diária dessa rota, seja a que tempo for, largaram de vez a perna Marabá-Belém, tão importante ao público daqui. Tal rota ficou ao monopólio da Azul, que pratica o valor que bem entende pela passagem no voo que dura meros 50 minutos. Se alguém quiser embarcar hoje para a capital, em cima da hora, vai desembolsar R$ 1.160, segundo o site da empresa, apenas na passagem de ida. Se tal rota é um sacrifício para a Azul? Bem, ela faz isso duas vezes ao dia. Está aí a resposta.

Pânico no ar

Leia mais:

Por falar em viagem aérea, os passageiros de um voo da mesma Azul Linhas Aéreas (AD 4100), da linha Fortaleza-Belém, passaram um susto sem precedentes na manhã de ontem (29). Um pássaro, provavelmente Urubu, colidiu com a turbina da aeronave logo na decolagem. O barulho, narrado pelos viajantes, foi estrondoso. O comandante tratou de informar pelos autofalantes o que havia acontecido e que precisaria retornar à capital cearense. Detalhe, o tanque estava cheio, então o jato precisou continuar em voo por alguns minutos para diminuir o peso e garantir um pouso seguro.

Combustível

A Petrobras anunciou ontem (29) uma redução de 15,7% no valor da gasolina de aviação para venda às distribuidoras. É a segunda queda seguida no preço do combustível, que é usado geralmente em aeronaves de pequeno porte que têm motores com ignição por centelha. No início do mês houve uma redução de 5,7%. O novo valor passa a vigorar a partir de quarta-feira (1º). De acordo com nota divulgada pela Petrobras, as atualizações são mensais e definidas por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras.

Combustível II

“Acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com ajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio”, diz a nota. A estatal ressalta, ainda, que não detém o monopólio da comercialização do produto e que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência. Distribuidoras e revendedoras, que são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento das aeronaves, podem comprar o combustível de outros produtores ou importadores.

Dualidades

O candidato mais velho a pedir registro nas Eleições 2022 é José Ribamar Cutrim Gomes, de 95 anos, que concorre a uma vaga de deputado federal pelo PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) no Rio de Janeiro. Ele nasceu em 1927, ano que o Rio Grande do Norte se tornou o primeiro estado brasileiro a validar o voto feminino. O candidato nasceu em São Luís, no Maranhão. A idade de Cutrim é cinco vezes maior que a da candidata mais nova no pleito deste ano, Pamela Kathellen Silva Mendes, de 18 anos. Ela tenta uma cadeira de deputada estadual em Pernambuco, pelo PMN (Partido da Mobilização Nacional), e se declarou como indígena à Justiça Eleitoral. No campo ocupação, consta a opção “outros”.

Avanço

O Pará conquistou o 1° lugar geral da segunda etapa regional das Paralimpíadas Escolares, em Natal, no Rio Grande do Norte. A delegação paraense teve 90 paratletas e faturou mais de 150 medalhas, disputando provas de atletismo, natação e bocha. O estado do Pará somou 39 pontos, 15 a mais que a Paraíba, com 24 pontos. Pernambuco completou o pódio com 23 pontos. Com a conquista em Natal, o Pará está garantido na fase nacional da Paralimpíadas Escolares, que será realizada entre os dias 23 e 25 de dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo. A expectativa é de que o evento reúna cerca de 3.500 paratletas.

Belém-Brasília

Um trecho da rodovia BR-010 foi parcialmente bloqueado em Ipixuna do Pará, no nordeste do Pará, ontem. O motivo da interdição era para obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na pista. O bloqueio era da passagem de veículos de grande porte; e somente carros pequenos poderiam passar.

Bauxita

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) apreendeu 47 toneladas de bauxita no município de Dom Eliseu, sudeste do Pará, que estava sendo transportada para Barcarena. A carga está avaliada em quase R$ 158 mil. A carga estava no estado de Goiás e tinha destino o porto de Barcarena, na região do Tocantins, para exportação. Segundo a Sefa, a pessoa que enviou o minério não tem inscrição cadastral no Pará e nem regime de exportador, o que é obrigatório para a exportação.