Correio de Carajás

Repórter Correio

Cadê o currículo?

Uma das referências em eletrodomésticos no Centro-Oeste do país, a rede varejista Novo Mundo está se instalando em Marabá, com três lojas e não está conseguindo preencher os 60 postos de emprego que tem a oferecer de imediato. Foi o que revelou ao CORREIO a agência do Sine. E olha que sequer está requerendo experiência no ramo. Segundo o Sine, a grande procura dos interessados por emprego tem sido em colocação nas empreiteiras que vão construir a nova ponte rodoferroviária do Rio Tocantins.

Pará de fora

Leia mais:

O Estado do Pará não foi contemplado com a revisão tarifária extraordinária (RTE) aprovada nesta semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre os valores cobrados por dez distribuidoras. As reduções sobre as tarifas vigentes variam de 0,50% a até 5,26% e consideram a devolução de valores recolhidos a mais pelas distribuidoras como efeito da Lei n° 14.385/2022, que estabeleceu a exclusão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da base de cálculo do Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), cobrados na conta de luz.

Incêndio

Um incêndio atingiu um supermercado em Barcarena, nordeste do Pará, no início da tarde de quinta-feira (14). As chamas destruíram muitos produtos e caixas do estabelecimento. Não houve vítimas e o incêndio foi controlado, segundo os bombeiros. Imagens feitas por moradores da cidade mostraram que o fogo e a fumaça podiam ser vistos de longe, o que atraiu pessoas para próximo ao local do incêndio. As chamas se espalharam rapidamente por dentro do estabelecimento e uma brigada dos bombeiros está no local usando jatos de água.

Endividamento

Mais de 67% dos paraenses estavam endividados em junho, como mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), produzida pela Federação do Comércio do Pará (Fecomércio-PA). O número representa uma alta de seis pontos percentuais (pp) no intervalo de um ano, já que, em junho de 2021, a taxa alcançava 61,1%. Na comparação com o mês anterior, que registrou endividamento na casa dos 66,3%, houve alta de 0,8 ponto percentual.

Endividamento II

Desse total, a Fecomércio mostra que ao menos 30,6% dos endividados têm contas com atraso, ou seja, estão inadimplentes. O termo é diferente porque a pesquisa considera que endividados são aqueles que têm dívidas a pagar, mesmo que no futuro, como parcelas do cartão de crédito e financiamentos, mas o consumidor inadimplente já perdeu a data de pagamento daquele débito. O número de pessoas que tinham contas em atraso era menor um ano atrás (29,3%) e em maio (30,2%). Entre esses, 11,1% não terão condições de pagar essas dívidas em aberto, número menor que de junho de 2021, quando ficou em 14,4%.

Morre descendente

Luiz de Orleans e Bragança morreu ontem (15), em São Paulo, aos 84 anos. Ele é descendente da família real que governou o Brasil sob o sistema monárquico até 1889, quando foi proclamada a República. Bragança era filho de Pedro Henrique de Orleans e Bragança e Maria da Baviera e nasceu em 6 de junho de 1938, em Mandelieu-la-Napoule, na França. Desde a morte de seu pai, em 1981, passou a chefiar a Casa Imperial do Brasil, organização não governamental que defende o retorno à monarquia. Para o grupo, ele é o “legítimo sucessor dinástico de seus maiores, os imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II e a Princesa Dona Isabel”, conforme nota que comunica sua morte.

Recesso

Após uma semana muito corrida, a Câmara dos Deputados inicia a partir da próxima segunda-feira (18) o período de recesso parlamentar, que vai até o dia 31 de julho. Com a chegada do período eleitoral, a expectativa é que os parlamentares realizem um esforço concentrado para a votação de matérias logo na primeira semana de retorno aos trabalhos, na semana de 1º a 5 de agosto.

Judiciário

Antes do recesso, aliás, o Congresso Nacional promulgou a proposta de emenda à Constituição que visa reduzir a demanda do Superior Tribunal de Justiça (STJ) com recursos especiais. A emenda cria uma espécie de filtro de admissibilidade para esse tipo de recurso. Assim, o recorrente deve mostrar a relevância das questões de direito federal infraconstitucional (que não estejam previstas na Constituição) discutidas na ação.

Competência

A proposta tramitou no Congresso por quatro anos e modifica trecho da Constituição Federal que trata das competências do STJ. Dessa forma, a admissão do recurso especial será condicionada à demonstração de relevância das questões jurídicas discutidas pelo recorrente.