Correio de Carajás

Repórter Correio

Aniversário da Brigada

Uma formatura (desfile) militar às 17 horas deste dia 9 de junho marca a comemoração dos 46 anos de criação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva. O evento acontecerá no quartel do 52º Batalhão de Infantaria de Selva.

Concurso público

Leia mais:

O concurso público para provimento de servidores do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) segue disputado. A previsão inicial era de 35 mil inscritos, mas ontem (8) já batia os 100 mil.

Isenção na CNH

Projeto de Lei apresentado no Senado propõe a isenção das taxas referentes à renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas que trabalham no transporte de passageiros e mercadorias. Entram nessa lista entregadores de aplicativo, motoboys, mototaxistas, taxistas e motoristas de transporte rodoviário de passageiros e de cargas. O projeto (PL 1.248/2022) menciona dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que mostram que atualmente há mais de 1,1 milhão de motoristas de aplicativo e 278 mil trabalhadores no setor de transporte de mercadorias no Brasil.

Isenção na CNH II

O PL ainda prevê que os motoristas e motociclistas entregadores, que trabalhem por meio de aplicativo, terão direito ao benefício se os mesmos desempenharem a atividade profissional por período igual ou superior a 20 horas semanais, em média, nos seis meses que antecederam a renovação. O projeto ainda aguarda designação de relator.

Parauapebas

No último dia 27 de maio, o Judiciário concedeu decisão liminar, em ação cautelar impetrada pelo Ministério Público do Estado do Pará, e determinou que o município de Parauapebas, no prazo máximo de 30 dias, apresente plano e cronograma completo para realização de concurso público, bem como se abstenha de efetivar qualquer tipo de contratação de servidores temporários.

Parauapebas II

A ação foi impetrada pelo promotor de Justiça Mauro Messias, após a 4ª Promotoria de Justiça de Parauapebas receber diversas denúncias sobre a quantidade excessiva de contratação de temporários pelo município, em detrimento ao princípio constitucional do concurso público.

Saúde

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (COSEMS/PA) esteve representado no 1° Seminário sobre o Modelo de Saúde Ribeirinha/Unidades Fluviais de Saúde: Impactos e Desafios”, realizado em Santarém. O representante foi o presidente Charles Tocantins. O objetivo foi discutir o cumprimento de políticas públicas voltadas à saúde de comunidades ribeirinhas e indígenas na região do Baixo Amazonas e Tapajós.

Cartórios

Os brasileiros já podem reconhecer firma de forma totalmente digital em qualquer cartório do país. A plataforma on-line, que já começou a funcionar nesta terça-feira (7), deve trazer benefícios para os mais de 100 milhões de usuários que usam o serviço anualmente, segundo um levantamento. O projeto teve sua concepção inicial em meados de 2020, por conta da necessidade do isolamento social e da digitalização dos projetos, causados pela pandemia de covid-19.

Cartórios II

Em entrevista, a presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF), Giselle Oliveira de Barros, disse que a digitalização trará “comodidade e agilidade” para os brasileiros. A medida também deve trazer benefícios ambientais, já que restringe a utilização de milhões de folhas de papel no país.

Fim do boletim

A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) divulgou antes de ontem que não mais vai publicar nas suas redes sociais o Boletim da Covid-19, pelo qual divulgava dados referentes ao monitoramento de ocupação de leitos, casos e óbitos. O balanço, no entanto, não deixará de existir, continuará sendo atualizado e publicado no portal próprio criado dentro do site do governo do Pará. “A mudança leva em consideração os índices da covid-19, que encontram-se estabilizados no Estado, o avanço da vacinação e as medidas de flexibilização já adotadas por meio do Decreto Estadual 2.265/2022”, diz o comunicado.

Menos passageiros

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou ontem (8), em São Paulo, que a procura por voos domésticos, medida em passageiros-quilômetro transportados (RPK), teve queda de 9,9% em abril, em relação ao mesmo mês de 2019, com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Ainda segundo a Abear, a oferta, calculada em assentos-quilômetro oferecidos (ASK), teve redução de 5,8% na mesma comparação. A taxa média de ocupação dos aviões ficou em 78,4%, redução de 3,5 pontos percentuais. No total, foram transportados 6,1 milhões de passageiros, recuo de 16,2% diante de igual mês de 2019.

Comentários

Repórter Correio

Curionópolis Primeira prefeita da história de Curionópolis, Mariana Chamon segue marcando sua passagem pelo cargo com obras estruturais importantes. Só…

Repórter Correio

Ponte do Araguaia Não tem um dia que não seja de trabalho na obra de construção da ponte sobre o…

Repórter Correio

Madeira Entre janeiro e maio de 2022, as exportações de madeira do Pará cresceram 89% em valor arrecadado e 4%…

Repórter Correio

Não resistiu O empresário Erivan Leite, muito conhecido como Erivan da Navire, nome da empresa de transportes que manteve em…

Repórter Correio

Coincidência O surgimento de uma menina perdida, de aproximadamente 10 anos de idade e com características muito similares a de…

Repórter Correio

Estudante haitiano Tão logo foi confirmada a morte do estudante haitiano John Peter Saint Fleur na Serra das Andorinhas, a…