Pescadores suspensos
Mais de 12 mil licenças de pescadores profissionais inscritos no Registro Geral da Atividade Pesqueira foram suspensas em 31 de julho por determinação da Secretaria de Aquicultura e Pesca, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As suspensões, publicadas no Diário Oficial da União dessa terça-feira, aconteceram após análise sobre possíveis reinserções de dados no sistema, além de indícios de fraudes e irregularidades. A medida segue as recomendações dos órgãos de controle. Nos últimos três anos, foram mais de 67 mil licenças irregulares suspensas e cerca de 39 mil canceladas.
Recurso
Leia mais:Quem teve a licença suspensa terá um prazo de 60 dias para apresentar recurso administrativo contra a decisão, por via eletrônica, no portal Gov.br. O recurso deverá conter documentos comprovando os dados pessoais e a atuação pesqueira, além das informações contidas no sistema informatizado do Registro da Atividade Pesqueira. Os pescadores que tiverem os recursos atendidos terão as licenças reativadas.
Pará da Mega
Na terça-feira (31/5), houve o sorteio extra da Mega Sena de concurso 2486. Um apostador no Pará acertou cinco números na modalidade e levou o prêmio R$27.876,31. O bilhete é de Castanhal, no nordeste paraense. A aposta foi realizada on-line, via aplicativo da Loterias Caixa. Além do bilhete feito no Pará, outras 230 pessoas acertaram a quina da Mega Sena e somente uma aposta, com 42 pessoas envolvidas de Santa Cataria (SC), conseguiu acertar o prêmio milionário de R$ 117 milhões.
Detran
Os proprietários de veículos que residem em Nova Ipixuna poderão regularizar a situação de carros e motos durante o Atendimento Itinerante do Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Ação será realizada no município a partir desta quinta-feira (2) e segue até o dia 15 deste mês. O objetivo da ação itinerante é garantir serviços e que o usuário não precise agendar ou tenha que se deslocar a municípios distantes. No caso de Nova Ipixuna, os condutores só conseguem o atendimento de veículos na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Jacundá ou Marabá.
Detran II
Entre os serviços a serem ofertados durante a itinerante, estão vistoria, primeiro emplacamento, transferência de propriedade e jurisdição, licenciamento do ano atual e anterior, baixa e inclusão de gravame, segunda via do CRV, mudança de categoria e característica dentre outros. Para obter o atendimento, basta o proprietário comparecer ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Nova Ipixuna com os documentos pessoais e do veículo e solicitar o serviço desejado.
Formação política
Vem aí, a 3ª edição do Curso e formação política para mulheres, organizado pela Escola do Legislativo da Câmara de Marabá e tem como objetivo conscientizar as mulheres da necessidade de participarem da política, além de investir na formação cidadã e preparação para ocuparem cargos eletivos.
Formação política II
As inscrições foram iniciadas ontem, dia 1º, e vão até o dia 10 de junho e podem ser feitas no link disponível em nossas redes sociais. O curso terá início no dia 20 de junho, às 14h e será realizado presencialmente, no auditório da Câmara Municipal de Marabá. A 3ª edição contará com a participação de profissionais de diversas instituições.
Hepatite aguda
O Ministério da Saúde informou que tem acompanhado e monitorado a incidência de casos de hepatite aguda grave no Brasil. Em nota, a pasta confirmou o primeiro caso provável da doença, ocorrido no município de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. A paciente, cuja idade não foi informada, apresentou sintomas de febre, icterícia, além de mal-estar e náuseas. Ela segue em recuperação, sendo monitorada pelas equipes de vigilância em saúde.
Tucuruí
Arthur de Jesus Brito, ex-prefeito de Tucuruí, no sudeste do Pará, foi preso por porte ilegal de arma de fogo em Tailândia, no nordeste do estado. Ele foi flagrado em uma barreira da Polícia Rodoviária Estadual com uma pistola Glock calibre 380 com seis munições intactas. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, a equipe realizava barreira no Km 123 da PA-150, na noite de segunda-feira (30/5), quando abordou uma Hilux SWSRXA4FD de cor branca com três pessoas. O veículo era dirigido por Fernando de Souza Barbosa. Na revista feita, foi encontrada no porta-luvas do veículo a pistola.
Alegação
Ao questionarem sobre a arma, Arthur Brito assumiu que a pistola era dele, mas que não tinha porte de arma. Diante disso, ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Tailândia, para as medidas cabíveis.