Correio de Carajás

Repórter Correio 14/05/19

Bagagem de mão

Primeiro foi a cobrança por bagagem nas companhias aéreas que revoltou os passageiros e agora o “cerco” a quem viaja está ainda maior. As empresas passaram a adotar maior rigor quanto ao tamanho das malas que podem ser levadas como bagagem de mão. Desta forma, bagagens que não se enquadram nas dimensões permitidas – 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade – terão de ser despachadas.

Bagagem de mão II

Leia mais:

Segundo a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear), os valores da taxa extra variam a partir de R$ 59. Para evitar que os passageiros sejam pegos de surpresa, a Abear iniciou em abril uma campanha de orientação em conjunto com representantes de companhias aéreas. Os 15 aeroportos com maior movimento de passageiros no país participam da iniciativa. A cada um foi dado um período de aproximadamente duas semanas para que informar sobre as medidas aos passageiros.

Bagagem de mão III

Passado o período de campanha, malas fora do padrão terão de ser despachadas no momento do check in. A cobrança por bagagens despachadas teve início em 2017. Na época, as companhias aéreas e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) alegaram que a medida resultaria na redução do preço das passagens aéreas.

Mais Médicos

O Ministério da Saúde vai abrir, no dia 27 de maio, um edital para a contratação de médicos para prestarem assistência básica (atendimento primário, de baixa complexidade) dentro do Programa Mais Médicos. As inscrições se encerram no dia 29 de maio. A perspectiva do ministério é contratar cerca de 2 mil médicos, com especialidades diferentes, para trabalharem em 790 municípios, inclusive em áreas de difícil acesso como aldeias indígenas.

Mais Médicos II

Os profissionais recebem bolsa-formação no valor de R$ 11,8 mil. O edital dá preferência a médicos brasileiros, com CRM nacional e títulos de especialista e/ou residência médica em medicina da família e comunidade obtidos no país. Conforme nota do Ministério da Saúde, “caso haja vagas remanescentes dessa primeira etapa, as oportunidades serão estendidas, em um segundo chamamento público, aos profissionais brasileiros formados em outros países.

Redenção

A 3ª Promotoria de Justiça de Redenção, por meio da titular Rosângela Hartmann, com atribuição na área da Infância e Juventude, expediu Recomendação ao Governo do Estado e Polícia Civil para a construção, no prédio da Delegacia de Polícia de Redenção, de salas masculina e feminina adequadas para adolescentes apreendidos na região. Menores de idade que cometem algum ato infracional ficam no prédio da Delegacia até a transferência para locais específicos.

Solução

O Governo do Pará projeta construir, em Redenção, um complexo de prédios de órgãos da segurança pública para abrigar, dentre outras, a sede da Delegacia de Polícia Civil. A promotora visualizou a oportunidade de “incluir nesse projeto sala especial para os adolescentes masculinos e femininos.