Correio de Carajás

Repórter Correio

Prejuízo

Apesar de, publicamente, a Eletronorte ter divulgado como um sucesso a manutenção da Subestação de Marabá, na manhã de domingo, e que teria retomado o fornecimento de energia às 11h06, as residências e comércios da cidade só viram tomadas e luminárias funcionando a partir das 12h10. Isso em alguns lugares da cidade, pois restaurantes como o Domani, na orla, que havia anunciado aos clientes que começaria a atender às 12h30, não pode cumprir. A energia só retornou perto das 14 horas, segundo a gerência da empresa.

Despedida

Leia mais:

Uma das moradoras mais tradicionais da Marabá Pioneira, dona Deolinda dos Reis Martins faleceu na madrugada de sábado (23), aos 93 anos, e foi sepultada no mesmo dia, após missa de corpo presente na Igreja de São Félix de Valois, onde congregava como membro do Apostolado de Oração. Políticos e membros de outras famílias tradicionais compareceram. Deolinda era natural de Conceição do Araguaia, mas teve quase toda a sua vida em Marabá, junto do seu saudoso esposo Edezio Martins de Souza, com o qual conviveu por 70 anos, até o falecimento dele, em janeiro de 2018. Eram muito queridos na Travessa Lauro Sodré, casa onde reuniam toda a família.

Jacaré em casa

Um jacaré gigante foi encontrado na porta de uma residência, localizada na Rua da Bacia, no Parque Vale do Sol, em Novo Repartimento, no sudeste do Pará, na tarde de 21 de abril. Vizinhos e outros moradores da área ficaram assustados com o surgimento do animal, que não chegou a atacar ninguém. Com informações do site Portal da Cidade Tucuruí.

Jacaré em casa II

A cena do réptil entrando em uma casa foi compartilhada em diversos grupos de WhatsApp do município. Segundo os próprios moradores o animal possui quase 2 metros de comprimento e pesa mais de 100 quilos. Ainda de acordo com as informações do site, não é a primeira vez que habitantes flagram jacaré em áreas urbanas da cidade. Em março deste ano, outro jacaré foi capturado pela população.

Assinatura digital

A assinatura digital pelo celular está disponível para população por meio da plataforma de relacionamento do governo federal, o Gov.br. A tecnologia permitirá que documentos que envolvam interações com o Poder Público federal sejam assinados pelo aplicativo e terão validade legal. Atualmente, há 4,9 mil serviços no Gov.br – 74% deles totalmente digitais.

Assinatura digital II

Para assinar digitalmente, é preciso ter a conta Prata ou Ouro na plataforma. Podem alcançar esse nível todas as pessoas que entrarem no aplicativo Gov.br e realizarem biometria facial, assim como quem acessar o aplicativo optando pela identificação por seu banco. Atualmente, nove instituições financeiras estão integradas ao Gov.br: Banco do Brasil, Caixa, Banrisul, BRB, Bradesco, Sicoob, Santander, Itaú e Agibank.

Origem desconhecida

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou o surgimento de 169 casos de casos de hepatite aguda grave de origem desconhecida. A maioria das notificações está na Europa e envolve bebês, crianças e adolescentes entre 1 mês e 16 anos de idade. Até o momento, uma morte foi confirmada. De acordo com a OMS, foram notificados 114 casos da doença no Reino Unido; 13 na Espanha; 12 em Israel; nove nos Estados Unidos; seis na Dinamarca; cinco na Irlanda; quatro na Holanda; quatro na Itália; dois na Noruega; dois na França; um na Romênia e um na Bélgica.

Hepatite

Os sintomas da doença incluem elevada taxa de enzimas hepáticas, vômito, diarreia e dores abdominais. Entre os casos registrados, 17 crianças (cerca de 10% do total) necessitaram de transplante de fígado após contraírem a doença. No comunicado distribuído à imprensa, a OMS declarou que está monitorando a situação e afirmou que não é preciso restringir viagens e o comércio com o Reino Unido e os demais países que tiveram casos confirmados.

Nova Loteria

O governo federal autorizou a criação de uma nova modalidade lotérica chamada +Milionária. O concurso será de periodicidade semanal e ainda não tem data de estreia definida. A autorização para promoção do novo produto foi dada à Caixa, banco responsável por gerenciar as loterias federais, e publicada em portaria no Diário Oficial da União (DOU). A portaria entra em vigor em 2 de maio. Diferentemente da Mega Sena, a +Milionária terá duas matrizes distintas para cada aposta: a primeira, onde o apostador pode marcar de 6 a 12 números, é a chamada Matriz 1, e vai de 1 a 50. A segunda, chamada Matriz 2, vai de 1 a 6 e deverá ser preenchida com duas escolhas.